sábado, 11 de junho de 2016

A publicidade impactante do tabagismo



A publicidade sempre influenciou no comportamento dos seres humanos. O mundo capitalista está cada vez mais agressivo. As empresas fazem fortes investimentos em campanhas publicitárias impactantes, com o objetivo de ficarem conhecidas e venderem seus produtos e serviços.

Propaganda da Lucky Strike – anos 60 (Foto:Uol)
Há anos, a publicidade de produtos do tabaco influenciava milhares de jovens e adultos pelo mundo. Diversas campanhas publicitárias, inclusive nos cinemas, mostravam rapazes e moças bem aparentados fumando e se divertindo. Passava-se uma mensagem de que fumar estava na moda e era saudável. A mídia implantava nas pessoas a ideia de precisar fumar para ser aceito na sociedade. Muitos cidadãos se tornaram fumantes devido às impactantes publicidades incentivando o consumo do tabaco.

Hoje, milhares de pessoas desenvolveram diversos problemas de saúde por causa do consumo de tabaco. As autoridades foram obrigadas a criar leis dificultando e impedindo a divulgação dos produtos ligados ao cigarro. O tabagismo é responsável por milhares de adoecimentos e mortes anuais no mundo, além de enormes gastos no setor da saúde. Atualmente, 25 milhões de brasileiros são fumantes. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 200 mil pessoas nos país morrem por ano em decorrência do cigarro.

Outro método utilizado para combater o tabagismo é o uso de horripilantes imagens de advertência nas embalagens de cigarro. Os estudos mostram a ineficácia da prática utilizada para fazer as pessoas pararem refletirem mais sobre os riscos do tabagismo. De acordo com a pesquisa da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), a estratégia funciona em apenas 38,7% dos brasileiros fumantes.

Diversas campanhas contra o fume nas embalagens do cigarro.
(Foto: InfoFisio.blospot)
Segundo uma pesquisa do INCA, publicada em 2012, atribuiu 46% da redução do tabagismo no país ao aumento dos preços, 17% às leis dos ambientes livres de fumo, 14% às restrições da publicidade e 8% às imagens de advertência nos cigarros. De acordo com o INCA, o restante da queda está relacionada às campanhas midiáticas e tratamentos para parar de fumar. O resultado a inoperante estratégia de utilizar assustadoras imagens estampadas nas embalagens do cigarro.

A utilização das publicidades impactantes que levaram milhares de pessoas a se tornarem usuários do tabagismo está sendo usada para reverter a situação. O resultado de diversas pesquisas mostra a inoperância estratégia de utilizar assustadoras imagens estampadas nas embalagens do cigarro, causando violência psicológica em muitos cidadãos. O tabagismo se combate com investimentos em pesquisas, educação e programas de saúde. O medo causado nas embalagens de tabaco não vai encorajar as pessoas a largar o vício.