Felipe Migliani
felipemigliani@yahoo.com.br
felipemigliani@yahoo.com.br
A publicidade sempre influenciou no comportamento
dos seres humanos. O mundo capitalista está cada vez mais agressivo. As
empresas fazem fortes investimentos em campanhas publicitárias impactantes, com
o objetivo de ficarem conhecidas e venderem seus produtos e serviços.
![]() |
Propaganda da Lucky Strike – anos 60 (Foto:Uol) |
Há anos, a publicidade de produtos do tabaco
influenciava milhares de jovens e adultos pelo mundo. Diversas campanhas
publicitárias, inclusive nos cinemas, mostravam rapazes e moças bem aparentados
fumando e se divertindo. Passava-se uma mensagem de que fumar estava na moda e
era saudável. A mídia implantava nas pessoas a ideia de precisar fumar para ser
aceito na sociedade. Muitos cidadãos se tornaram fumantes devido às impactantes
publicidades incentivando o consumo do tabaco.
Hoje, milhares de pessoas desenvolveram diversos
problemas de saúde por causa do consumo de tabaco. As autoridades foram
obrigadas a criar leis dificultando e impedindo a divulgação dos produtos
ligados ao cigarro. O tabagismo é responsável por milhares de adoecimentos e
mortes anuais no mundo, além de enormes gastos no setor da saúde. Atualmente,
25 milhões de brasileiros são fumantes. Segundo dados do Instituto Nacional de
Câncer (INCA), 200 mil pessoas nos país morrem por ano em decorrência do
cigarro.
Outro método utilizado para combater o tabagismo é
o uso de horripilantes imagens de advertência nas embalagens de cigarro. Os
estudos mostram a ineficácia da prática utilizada para fazer as pessoas pararem
refletirem mais sobre os riscos do tabagismo. De acordo com a pesquisa da
Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), a estratégia funciona em apenas 38,7%
dos brasileiros fumantes.
![]() |
Diversas campanhas contra o fume nas embalagens do cigarro. (Foto: InfoFisio.blospot) |
Segundo uma pesquisa do INCA, publicada em 2012,
atribuiu 46% da redução do tabagismo no país ao aumento dos preços, 17% às leis
dos ambientes livres de fumo, 14% às restrições da publicidade e 8% às imagens
de advertência nos cigarros. De acordo com o INCA, o restante da queda está
relacionada às campanhas midiáticas e tratamentos para parar de fumar. O
resultado a inoperante estratégia de utilizar assustadoras imagens estampadas
nas embalagens do cigarro.
A utilização das publicidades impactantes que
levaram milhares de pessoas a se tornarem usuários do tabagismo está sendo
usada para reverter a situação. O resultado de diversas pesquisas mostra a
inoperância estratégia de utilizar assustadoras imagens estampadas nas
embalagens do cigarro, causando violência psicológica em muitos cidadãos. O
tabagismo se combate com investimentos em pesquisas, educação e programas de saúde.
O medo causado nas embalagens de tabaco não vai encorajar as pessoas a largar o
vício.