sábado, 14 de junho de 2014

Algumas obervações sobre o discurso de Dilma Rousseff sobre a copa


  Veiculado no último dia 10/06/14 o discurso de Dilma Rouseff a respeito da copa que se iniciaria em dois dias gerou muitas polêmicas e controvérsias entre os brasileiros.

  Em aproximadamente 10 minutos Dilma proferiu sua opinião acerca da recepção dos estrangeiros no Brasil, do pessimismo de alguns em relação à realização da copa, da infraestrutura de segurança e do sistema de comunicação e transmissão. Dilma também enfatizou que a copa apressou obras e serviços que já estavam previstos no Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC.

  Em um dos momentos Dilma respondeu as críticas de que a copa estava sendo feita para os estrangeiros. Dizendo que tudo o que foi feito para a copa tem como prioridade os brasileiros, pois, os estrangeiros não levarão absolutamente nada do que foi construído em suas malas.

  Em outro momento, que, diga-se de passagem, foi o melhor momento do discurso, Dilma rebate as críticas aos gastos da copa. Dilma disse que não concorda com o posicionamento de muitos que alegam que os recursos da copa deveriam ter sido aplicados na saúde e na educação. E tachou esse discurso de um “falso dilema”. E para comprovar sua tese Dilma comparou o investimento da copa com o investimento na educação e saúde. Sendo investidos, segundo a presidenta 8 bilhões na copa contra 1 trilhão e 700 bilhões na educação e saúde no mesmo período de tempo.

  Segundo palavras de Dilma “As contas da copa estão sendo analisadas, minuciosamente, pelos órgãos de fiscalização. Se ficar provada qualquer irregularidade os responsáveis serão punidos com o máximo rigor”.

  Dilma ainda comparou o Brasil de 1950 que recebera a primeira copa do mundo ao Brasil de hoje. Enfatizando o fato de sermos a 7ª economia do planeta e ao finalizar o discurso proferiu as seguintes palavras para a seleção brasileira: “A seleção brasileira representa a nacionalidade. Está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo”.

  O discurso de Dilma deixa no ar a sensação de que as palavras foram previamente preparadas para a maioria dos brasileiros desavisados se iludirem pelo calor da emoção com a copa do mundo, num período bem próximo as eleições presidenciais a copa venho bem a calhar.

  Entre inúmeras incoerências citadas acima cito as três que mais me alarmaram. Sendo elas:

  O dito 8 bilhões investidos na copa, que sabemos ser uma mentira deslavada, pois, os gastos com a copa de 2014 foram bem mais caros que as anteriores chegando a aproximadamente 26 bilhões de reais, sendo que 83% dos gastos saíram dos cofres públicos.

  Em contra partida a segunda incoerência do discurso foi quando Dilma alega que foram investidos na saúde e educação 1 trilhão e 700 bilhões no período da copa. Chega a ser estranho um número tão alto, tendo em vista a precariedade dos serviços públicos mencionados.

  E por último cito não só uma incoerência que observei e sim uma falta de respeito ao dizer que “A seleção brasileira representa a nacionalidade. Está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo”, ou seja, acima do bem e do mal e acima de todos brasileiros.

  
  A pergunta que fica é: Até quando Brasil terá empurrado a goela abaixo tanta mentira e falta de respeito contra nós mesmos. As eleições vêm aí. É tempo de inovar Brasil. E mudar não dito por Dilma falso dilema e sim o falso discurso.