sexta-feira, 27 de junho de 2014

RECADO RÁPIDO: O Brasil visto pela Imprensa internacional


   A imprensa internacional que antes temia a copa do mundo sediada no Brasil agora a elogia. Com um cenário um tanto caótico com greves, manifestações populares e atrasos nas construções de estádios, a copa tinha tudo para ser um desastre catastrófico.

   Passadas duas semanas a imprensa demonstra mudança de opinião em relação à copa. Em matéria com o título "Não era para tanto", os espanhóis afirmam que os transportes funcionam, citando que o metrô de São Paulo está melhor que antes da greve que afetou o serviço nas vésperas do Mundial. O periódico elogia o serviço dos aeroportos, diz que os jogos começam pontualmente e afirma que as ruas estão lotadas de "torcedores felizes".

   Já o jornal francês fala em "milagre brasileiro". O diário destaca que a "teia de temores" não se concretizou em relação à organização do Mundial e diz que o evento vem sendo tocado à moda brasileira: desordenado e simpático, mas acolhedor e sem preocupação.

   O jornalista português António Esteves, da rede RTP, comparou a Copa do Brasil à Eurocopa de 2004, sediada por Portugal. Segundo ele, o evento teve início sob dúvidas, mas deixou um grande legado.

   Opinião:

   A copa do mundo de 2014 colocou o Brasil no centro das atenções do planeta, indo dos que odeiam até aqueles que idolatram a nação. Com a fama de ser um país onde a criminalidade reina e o sexo é um dos pontos turísticos, o Brasil chamou atenção de curiosos, que vieram de suas terras natais para ver de perto o Brasil. O “Brasil” estrelado e difamado em filmes como Turistas.

   Mas a culpa dessa má imagem que os estrangeiros têm do Brasil seria de quem? Seria dos filmes produzidos que mostram o Brasil como centro de criminalidade? Não, a culpa não é dos filmes e sim do que se mais tem no Brasil: Os brasileiros.

   Com uma cultura rica com poetas, músicos, atores, escritores, entre outros. O Brasil apresentado mundo afora aparenta ter uma cultura pobre, sem conteúdo, superficial. Intitulado inúmeras vezes como “O país do futebol”. Parece que o Brasil vive numa intensa festa, com o maior carnaval do mundo, o Brasil é lembrado constantemente por suas mulheres bonitas e como capital mundial do sexo fácil. Além de tudo isso, a pintura feita do nosso país feita para os estrangeiros pelos brasileiros é concluída com violência, serviços públicos que não funcionam, falta de educação e a assinatura na tela da obra pintada: A corrupção.


   Qualquer criança sabe que para corrigir uma palavra escrita errada, um desenho feito de forma errada, torna-se necessário usar o corretivo. Assim sendo, torna-se fundamental ter a noção que no quadro em que o Brasil se encontra um corretivo não se torna necessária e sim indispensável. Apagar as mazelas e pintar novamente a história do Brasil é algo que todos devíamos ter como lei para manter a ordem e o progresso.