domingo, 27 de julho de 2014

Repórter Manifesto: O Conflito da Faixa de Gaza


   
   Uma guerra por uma faixa de terra, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas que em contra partida exerce uma importância enorme sobre a história do Oriente Médio. Estamos falando sobre o conflito da Faixa de Gaza.

   Localizada na Palestina, entre Israel e o Egito, a Faixa de Gaza fica na beira do Mar Mediterrâneo. O território estende-se nas ao redor da Cidade de Gaza e abrange uma área de 365 quilômetros quadrados (41 quilômetros de comprimento e somente 6 a 12 quilômetros de largura). Nele, se concentra uma população com de 1,7 milhões de pessoas.

   Com três mil anos de história sendo habitada, a Faixa de Gaza era ponto de passagem para antigas civilizações e um entreposto estratégico no Mar Mediterrâneo. Foi dominada pelo Império Otomano até a Primeira Guerra Mundial.

   Em 1950, a região passou a ser controlada pelo Egito, que representava os interesses palestinos. Em 1956, Israel tomou a Faixa de Gaza, mas recuou no ano seguinte, devido a pressões internacionais.

   Em 1967, na Guerra dos Seis Dias, Israel invadiu Jerusalém Oriental, Cisjordânia e a Faixa de Gaza, assumindo o controle militar dessas regiões. Mesmo com apelos da ONU, o país recusou-se a devolver  o território aos palestinos.

   Tanto os israelenses quanto os palestinos acreditam que Gaza pertence a eles, claro que a religião que influência direta nisso, por isso os conflitos são históricos e nunca cessam. Principalmente pela questão geográfica, os israelenses acreditam que a Faixa de Gaza é dominada por invasores que fugiram de outras terras e lá se acomodaram. Logo, Israel quer “tomar de volta o que um dia foi seu por direito”.

   Por outro lado, os palestinos nunca tiveram um lar. Por se concentraram na Faixa de Gaza, na época que eram refugiados de outras terras, elas acreditam que a região é sua por direito. Além disso, quando o território israelense foi determinado pela ONU, a Faixa de Gaza ficou de fora. Logo, os palestinos querem “ter o direito de ficarem onde sempre se concentraram” e ainda contam com o apoio de outros países.


   E, não só isso sendo o suficiente para gerar o conflito entre Israel e Palestina, ainda, existe a questão religiosa. A faixa de Gaza faz parte do território conhecido como “Terra Prometida”. Ambos os povos acreditam que a Região é sagrada e não deve ser povoada por povos que não possuem a mesma crença que eles.


   Essa semana  estaremos falando sobre o conflito da Faixa de Gaza, a sua História, grupos palestinos envolvidos, as intifadas, a religião, entre outras coisas. Não percam!!!