quinta-feira, 9 de junho de 2016

Atlética UniCarioca

 Fabio Rodrigues
fabio.fjv@hotmail.com


Delegação UniChapados no JUCS 2016. (foto: Gabriela Neves)
Associação Atlética Atividades Esportivas da faculdade – mais conhecida como Atlética, é um grupo de alunos que organizam (como o nome diz) práticas esportivas, além de eventos como: Trotes, chopadas, isoporzinho, entre outros. Criada há mais de um ano, a Atlética UniCarioca vem crescendo e ganhando mais membros. Ela conta com a torcida UniChapados, que funciona igual as organizadas de qualquer time de futebol.

A Atlética não pode estimular bebidas alcoólicas para os universitários, por isso a gente cria uma parte que é só a organizada, a torcida UniChapados que são os “zoeiros” da parada, que organizam os eventos. A outra parte, Atlética UniCarioca é a atividade esportiva, onde vamos nas salas para divulgar. A gente não pode divulgar “UniChapados”, a Atlética tem o lado esportivo, o lado sério da parada. Não que a outra não seja, mas um lado é mais burocracia e o outro é a criatividade – Leonardo Araújo, Presidente da Atlética UniCarioca.

Leonardo Lourenço de Araújo nasceu no dia 08 de fevereiro de 1994. Cria do Méier, está no 5° período do curso de Ciência da Computação na UniCarioca. Entretanto, no próximo semestre irá trocar para Publicidade. Além de ser Presidente, também é um dos fundadores da Atlética de sua Universidade.

Confira abaixo a entrevista exclusiva com Leonardo Araújo:

Quando e como você teve a ideia de criar uma Atlética para a UniCarioca?
Eu conheci essa área de Atlética em 2014, através do pessoal do CCAA. Agradeço muito a eles, eles que me incentivaram e que mostraram muito coisa pra gente. Aí, eu fui a uma festa com o Matheus Arantes (diretor da Atlética UniCarioca) e com a Thainã (diretora da Atlética UniCarioca) e saímos de lá com a ideia de criar uma nossa. Criamos a Atlética em 2015, no dia 15 de março.

Quais foram as maiores dificuldades até as pessoas aceitarem e até a Atlética se firmar?
Aceitação pelos alunos da própria faculdade. Acham que isso aqui é panela, claro que não é. Aceitação da faculdade também foi muito difícil pela demora. A comparação com a Veiga de Almeida chamou atenção.

A Atlética até pouco tempo era só “Carioca”, como foi o processo de conseguir o apoio da Instituição e qual é a importância desse respaldo?
Essa união com a faculdade é absurda. Só quero agradecer, por que a faculdade querendo ou não, ajuda muito na divulgação, ajuda em material, agradecemos muito a eles. No começo, tínhamos um medo absurdo de ser barrado, de ter problema de usar o nome da Instituição sem nada oficial. Como a Instituição vai apoiar um projeto de alunos querendo uma atividade esportiva, disputar campeonato? É complicado, então mostramos um projeto, levamos o pessoal para os Jogos, e com o decorrer do tempo conseguimos esse apoio milagroso.

Recentemente, vocês participaram dos Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS). Como foi a participação nesse evento?
Então cara, o JUCS pra gente foi um evento lindo. A nossa delegação estava mais animada, mais nervosa, com o intuito de ganhar. O evento foi show de bola, agradeço a JC2 (Organizadores do JUCS) e as demais Atléticas.

Vocês golearam a Estácio por 5 x 1, qual foi emoção dessa vitória?
No futsal masculino não tem essa de números grandes. Quem viu a partida, assistiu a um jogo disputado. O pessoal da Atlética da Estácio são novos também. Mas, foi muito bom, nossa primeira vitória no torneio. Foi muito gratificante, as pessoas da torcida pulando, os jogadores comemorando. Porém, nosso intuito não é somente vencer, lógico que pra você ter alegria é preciso resultado. Mas quando a gente perdeu com um dos nossos elencos mais fortes que é o futsal feminino, fomos para torcida pra animar a galera. Não tem essa de perder, a ideia é integrar.

Hoje, você pode dizer que a Atlética UniCarioca é conhecida e respeitada entre as Atléticas de outras Universidades?
Nossa ideia nem era ir pro JUCS, entretanto, a diretoria achou que era preciso se impor. Hoje, a gente consegue ter um respeito, todo mundo conhece a Atlética UniCarioca. Acho que já está em um nível maior, e nos Jogos Universitários, nosso projeto é ir com uma delegação boa.

Quais esportes atualmente têm a Atlética?
Temos todos os esportes de quadra: Vôlei, futsal, handball e basquete, feminino e masculino. Integramos agora o basquete feminino. Hoje, temos os projetos de líderes de torcida e bateria, que pra gente também são esportes.

Pode-se dizer que Coolerchapados foi o maior evento realizado por vocês?
O cooler foi o nosso maior evento, o primeiro de todos. Teve também o Pré-JUCS que era pra galera que iria viajar. Mas sem dúvidas, o cooler foi um dos maiores eventos feitos para os alunos.


Coolerchapado lotou a praça Agripino, no Méier. (foto: Carolline Marinho)
Quais são as novidades em relação a eventos e esportes?
Em relação às novidades, Pós-JUCS vai ter, estamos fechando o local e a data. Vai ter seletivas para o segundo semestre, estamos apenas esperando o pessoal resolver o local e o esquema. Vai ter integra com os calouros do segundo semestre, além do tão esperado Jogos Universitários.

O que representa a torcida UniChapados para você?
UniChapados e a Atlética é como eu sempre falo, é minha família, integração com o pessoal. Aquela coisa de torcida que não para, torcida chata que fica o jogo inteiro, a festa inteira perturbando, pulando e se divertindo. Essa é a visão que eu tenho da minha torcida. O nosso público é fanático, se chegou algo da UniChapados, pega. Se tiver treino, vai. Essa é minha família UniChapados..

Para ingressar na Atlética é preciso apenas querer participar, ajudar com ideias, sugestões, entre outras maneiras. Existe dois grupos dentro dos UniChapados que fazem as coisas acontecerem, são eles: os diretores e os coordenadores. A pessoa que entra para Atlética com o desejo de auxiliar de alguma forma será analisada e poderá subir para coordenação. Depois disso, se continuar com a mesma vontade e disposição, irá subir mais um degrau e entrará para a diretoria.

Para quem deseja entrar para as cheerleaders, não precisa se desesperar. Não é preciso ter as habilidades, a maioria começou do zero. Mas, fique em alerta, terão seletivas em breve.

Cheerleaders no JUCS 2016. (foto: Yasmin Dantas)
Temos seletivas como qualquer esporte porque tratamos dessa forma. Cheerleading para nós é um esporte sim e que trabalhamos, principalmente força e repetição para atingir a perfeição Thainã Maya, diretora e cheerleader.


Para entrar na bateria, é preciso se inscrever e ir para os ensaios. Com o decorrer do tempo, o pessoal será avaliado para ver quem pode fazer parte.


Acompanhe a Atlética UniCarioca em suas redes sociais:

Snapchat: Atlética UniCarioca
Whatsapp (grupo): Integratlética