sexta-feira, 29 de maio de 2015

Expressionismo Alemão e sua colaboração ao cinema

29/05/15

Com grande influência de Nietzsche e Freud o expressionismo alemão iniciou-se no século XIX, mas foi nos anos 20 que chegou ao seu auge com o filme O gabinete do doutor Caligari ( Robert Wiene  ). O movimento que ia contra as técnicas modernas para a época investindo na arte e  as introduzia em cenários, figurinos e maquiagens.
O expressionismo alemão começou com as artes plásticas, mas foi no cinema que ele foi representado. A temática e a linguagem dos filmes se destacaram tanto que despertou interesse de Hollywood  o que fez alguns cineastas migrarem para os EUA.

OS REPRESENTANTES DO EXPRESSIONISMO E SUAS PRINCIPAIS OBRAS:

Paul Wegener (1874 - 1948)

Autor de O Golem (1920)

Duração: (1:31min)

gênero: Terror







SINOPSE:


Um alquimista preocupado em defender a região onde vive cria um ser feito de cera com uma força descomunal, O GOLEM, mas com o pasar do tempo a criatura adquire uma personalidade própria e assume suas próprias ações.

 CURIOSIDADES:

O próprio Paul Wegener interpreta o Golem.


PRINCIPAIS CENAS:



Friedrich Wilhelm Murnau (1888- 1931)

Autor de: Nosferatu: Uma sinfonia do horror (1922)

Duração: 1:34 min

Gênero: Terror





SINOPSE:

Um agente imobiliário tem a missão de negociar a venda de um castelo cujo o proprietário é nada mais que o conde Orlok, um vampiro com mais de mil anos. Quando se muda para a cidade Bremem (Alemanha) ele espalha pânico e terror na região.
Ellen a esposa do agente imobiliário pode ser a única a conter as atuações de Orlok, já que ele esta perdidamente apaixonado por ela.

CURIOSIDADES:

As cópias do longa por pouco não foram perdidas para sempre quando a justiça determinou que fossem destruídos sob acusação de plágio, já que o roteiro seria uma adaptação do romance Drácula de Bram Stoker, após a morte da viúva de Stoker as cópias restantes voltaram ao mercado .
Por questões financeiras o longa foi filmado por uma única câmera .


PRINCIPAIS CENAS:


Fritz Lang (1890-1976)

Autor de: A morte cansada (1921) e Metrópolis (1927)

Duração: 1:54min

Gênero: Fantasia







SINOPSE:

Uma negociação entre a morte e uma jovem que levará seu noivo prestes ao casamento, então a morte lhe propõe que trará seu noivo de volta se a jovem consegui salvar a vida de uma das três próximas vidas prestes a perecer .

 CURIOSIDADES:

O estilo do narrativo do filme influenciou diretores como Alfred Hichcock e Luis Buñuel.

Muito criticado na Alemanha o filme era dito como não seguidor da estética alemã.

PRINCIPAIS CENAS:



Outro grande filme de Fritz Lang é Metrópolis de 1927 considerado uma obra prima frente a seu tempo e grande referência do expressionismo alemão .



SINOPSE:

O ano é 2026, os pertencentes a classes privilegiadas residem na superfície onde eles chamam de jardim dos prazeres, destinado aos filhos dos mestres, enquanto no subterrâneo vivem e trabalham em regime de escravidão os operários que mantém todo aquele cenário,esta poderosa cidade é controlada à mãos de ferro por um capitalista Joh Fredersen (Alfred Abel) cujo o filho Freder (Gustav Frohlich) o questiona sobre a vida de desigualdades que ele presencia .Mas um dia ele conhece Maria, uma líder espiritual dos operários, Freder leva toda aquela situação a seu pai e recebe como resposta que é assim que as coisas devem ser .
 Paralelamente um inventor louco Rotwang (Rudolf Klein Rogge ) a serviço de Joh diz a seu patrão que seu trabalho esta concluído, pois criou um robô à imagem do homem. Ele diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos . Além disso decifra as plantas, que são de antigas catacumbas que ficam na parte mais profunda da cidade. Ao assistir a uma reunião onde Maria prega aos funcionários lhes implorando que rejeitem o uso da violência para melhorara o destino, Joh ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang esconde-la na sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a discórdia e destruir a confiança que eles tem sobre Maria, mas Joh não imaginaria uma coisa: Freder esta apaixonado por Maria .

CURIOSIDADES:

A primeira versão de Metrópolis tinha três horas de duração.
Foi um dos filmes mais caros da história, tendo custado na época cerca de 5 milhões de marcos e quase levou a Universum Film S/A a falência.
A versão original foi encontrada e exibida na edição de 2010 do festival de Berlim, data em que o festival comemorou 60 anos .

PRINCIPAIS CENAS:





Robert Wiene

Autor de: O Gabinete do doutor Caligari

Gênero: Drama, suspense

Duração: 1:16 min





Extremamente influente no expressionismo alemão o filme compõe uma metáfora do olhar deformado com ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e cubistas, e prédios e objetos deformados resultando em das obras primas das primeiras décadas do cinema e uma das mais importantes referências estéticas até hoje.

SINOPSE:

Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alam (Hans Heinrich) visitam o gabinete do doutor Caligari (Werner Kraus ) onde conhecem Cesare (Conrad Veidt ), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan morre no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acreditar ter apenas uma solução: Adentrar ao gabinete do doutor Caligari .

CURIOSIDADES:

É por muitos considerado o primeiro filme de horror da história .
As locações foram feitas de papel, e as sombras pintadas na parede.

Semanas antes do lançamento do filme, posters com a inscrição: " Você tem que se tornar Caligari" foram colocados em Berlim sem a menor pista que se tratava da publicidade do filme .

PRINCIPAIS CENAS:


***Fonte das imagens: Internet

Coluna: Cine Manifesto   Autor: Rodrigo dos Santos