Com grande influência de Nietzsche e Freud o
expressionismo alemão iniciou-se no século XIX, mas foi nos anos 20 que chegou
ao seu auge com o filme O gabinete do doutor Caligari ( Robert Wiene ). O movimento que ia contra as técnicas
modernas para a época investindo na arte e as introduzia em cenários,
figurinos e maquiagens.
O expressionismo alemão começou com as artes
plásticas, mas foi no cinema que ele foi representado. A temática e a
linguagem dos filmes se destacaram tanto que despertou interesse de
Hollywood o que fez alguns cineastas
migrarem para os EUA.
OS REPRESENTANTES DO EXPRESSIONISMO E SUAS
PRINCIPAIS OBRAS:
Autor de O Golem (1920)
Duração:
(1:31min)
gênero: Terror
SINOPSE:
Um alquimista preocupado em defender a região onde
vive cria um ser feito de cera com uma força descomunal, O GOLEM, mas com o
pasar do tempo a criatura adquire uma personalidade própria e assume suas
próprias ações.
CURIOSIDADES:
O próprio Paul Wegener interpreta o Golem.
PRINCIPAIS CENAS:
Friedrich Wilhelm Murnau (1888- 1931)
Autor de: Nosferatu: Uma sinfonia do horror (1922)
Duração: 1:34
min
Gênero: Terror
SINOPSE:

Ellen a
esposa do agente imobiliário pode ser a única a conter as atuações de Orlok, já
que ele esta perdidamente apaixonado por ela.
CURIOSIDADES:
As cópias do longa por pouco não foram perdidas
para sempre quando a justiça determinou que fossem destruídos sob acusação de
plágio, já que o roteiro seria uma adaptação do romance Drácula de Bram Stoker,
após a morte da viúva de Stoker as cópias restantes voltaram ao mercado .
Por questões financeiras o longa foi filmado por uma
única câmera .
PRINCIPAIS CENAS:
Fritz Lang (1890-1976)
Autor de: A morte cansada (1921) e Metrópolis (1927)
Duração: 1:54min
Gênero: Fantasia
SINOPSE:

CURIOSIDADES:
O estilo do narrativo do filme influenciou
diretores como Alfred Hichcock e Luis Buñuel.
Muito
criticado na Alemanha o filme era dito como não seguidor da estética alemã.
PRINCIPAIS
CENAS:
Outro grande filme de Fritz Lang é Metrópolis de
1927 considerado uma obra prima frente a seu tempo e grande referência do
expressionismo alemão .
SINOPSE:

Paralelamente
um inventor louco Rotwang (Rudolf Klein Rogge ) a serviço de Joh diz a seu
patrão que seu trabalho esta concluído, pois criou um robô à imagem do homem.
Ele diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos . Além disso
decifra as plantas, que são de antigas catacumbas que ficam na parte mais
profunda da cidade. Ao assistir a uma reunião onde Maria prega aos funcionários
lhes implorando que rejeitem o uso da violência para melhorara o destino, Joh
ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang esconde-la na
sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a
discórdia e destruir a confiança que eles tem sobre Maria, mas Joh não
imaginaria uma coisa: Freder esta apaixonado por Maria .
CURIOSIDADES:
A
primeira versão de Metrópolis tinha três horas de duração.
Foi um
dos filmes mais caros da história, tendo custado na época cerca de 5 milhões de
marcos e quase levou a Universum Film S/A a falência.
A versão
original foi encontrada e exibida na edição de 2010 do festival de Berlim, data
em que o festival comemorou 60 anos .
PRINCIPAIS CENAS:
Robert Wiene
Autor de: O Gabinete do doutor Caligari
Gênero: Drama, suspense
Duração: 1:16 min
Extremamente influente no expressionismo alemão o
filme compõe uma metáfora do olhar deformado com ruas estreitas e
entrecortadas, telhados góticos e cubistas, e prédios e objetos deformados
resultando em das obras primas das primeiras décadas do cinema e uma das mais
importantes referências estéticas até hoje.
SINOPSE:
Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alam (Hans
Heinrich) visitam o gabinete do doutor Caligari (Werner Kraus ) onde conhecem
Cesare (Conrad Veidt ), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá.
Assim acontece e Alan morre no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite
de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da
polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acreditar ter apenas uma
solução: Adentrar ao gabinete do doutor Caligari .
CURIOSIDADES:
É por muitos considerado o primeiro filme de
horror da história .
As locações foram feitas de papel, e as sombras
pintadas na parede.
Semanas antes do lançamento do filme, posters
com a inscrição: " Você tem que se tornar Caligari" foram colocados
em Berlim sem a menor pista que se tratava da publicidade do filme .
PRINCIPAIS CENAS:
***Fonte das imagens: Internet
Coluna: Cine Manifesto Autor: Rodrigo dos Santos