domingo, 13 de setembro de 2015

CULTURA MANIFESTA : LEO DE SOUZA – CANTOR E COMPOSITOR

12/09/2015



Leo de Souza


É, hoje será a última de nossas entrevistas. Mas calma querido leitor, é só uma pausa . A coluna cresceu, ganhou amigos, espero que não tenha adquirido nenhum inimigo, mas acima de tudo ganhou o respeito e o apoio de todos que estão nessa luta de trazer um pouco de arte a este mundo. Para que feche com chave de ouro a primeira fase da Cultura Manifesta , ou CM , como preferir, o bate-papo foi com o cantor e compositor Leo de Souza. Vamos entrar no mundo do samba. Ritmo que ainda não tinha passado pela coluna, mas que não poderia ter chegado em melhor hora.


                  
            Confira a música Sou Carioca, do sambista Leo de Souza

Quem é Leonardo de Souza? Conte um pouco mais sobre você.
Leonardo do Nascimento Souza, 31 anos, conhecido no mundo do samba como Leo de Souza, carioca, de Bonsucesso, do Complexo da Maré, compositor, cantor, antes de tudo isso sou pai e amo a minha família.

O que é o samba pra você?
O samba é o ar que eu respiro, o samba é a minha vida, acredito que: "se não fosse o samba quem sabe hoje em dia eu seria do bicho." (Bezerra da Silva) (risos)

Está concorrendo ao samba enredo da Unidos da Tijuca. O que o carnaval representa na sua vida?

Bem, nós estávamos. Nosso samba foi cortado, mas nada como um dia após o outro não é verdade? Foi ótimo, pois revi velhos amigos. Tudo negativo que acontece na minha vida procuro ver da melhor forma, e pelo lado positivo também... O carnaval é tudo de bom na minha vida, apesar de estar voltando ao carnaval, do qual por intermédio da vida tive que me ausentar por 3 anos, mas estamos aí com força total.... (Risos). Gostaria de agradecer a parceria do Henrique Bada, Eduardo Catata, PC , Márcio Paulista , e claro mentor , meu padrinho , o cara com quem eu aprendi tudo sobre partido alto , Edson de Oliveira , mais conhecido como Baby. 

Ainda sobre o carnaval. Há histórias sobre compra de jurados, entre outras irregularidades dentro da área de apuração das notas. O que você acha sobre isso?
Quem tem boca fala o que quer, não é? Quando o resultado não é o que muitos esperavam, quando o resultado desagrada, as pessoas falam pelos cotovelos, falam o que querem certo? Quem perde sempre tenta arrumar alguma desculpa. O carnaval é uma das marcas que tem uma visibilidade exorbitante pra mais de 100 países. Infelizmente ou felizmente o jurado vê erros que ninguém viu.

Quais as vantagens e desvantagens de se fazer samba hoje em dia?
A maior Vantagem é o prazer de ouvir as pessoas cantando nosso samba, pra mim é um mérito muito grande. Não vejo desvantagem, pois procuro ver as maiores adversidades da melhor forma.

Como vê a participação do governo em incentivo ao gênero?
O governo tem um papel fundamental no carnaval. Acredito que seria difícil sem essa ajuda. O samba sempre será o samba, acredito que tenha muita gente que cante nossos problemas, o papel do samba é dizer cantando o que gostaríamos de dizer falando. isso é o samba! O público hoje é outro, tem artista que gosta de copiar outros artistas...

O samba, em seus primórdios tinha, como um de seus objetivos, divulgar os problemas sociais do cotidiano de pessoas mais pobres. Acredita que hoje ainda cumpra esse papel?
Se cumpre sim, tem muita gente boa chegando pra fortalecer o samba.



Quais são seus projetos?
Pretendemos gravar um clipe. Estamos na fase de escolha, tenho duas músicas SOU CARIOCA E NASCE COM A GENTE, aqui no meu complexo da maré, no morro do Andaraí onde tenho grandes parcerias.

O que gostaria de falar ao público?
Gostaria de falar tanta coisa, mais como eu costumo dizer, palavras o vento leva, precisamos de atitudes...


Imagens: Arquivo pessoal   Vídeo: Youtube