domingo, 7 de dezembro de 2014

APITO MANIFESTO: FIM DE PAPO

Autor: Felipe Lavor 
07/12/2014




O Campeonato Brasileiro não termina mais com título, apenas com volta olímpica. Culpa dos pontos corridos? Culpa do planejamento Cruzeirense? Quem tem culpa? A resposta é: Nenhuma das alternativas acima! Não é porque um campeonato chega a sua 38ª rodada com um vencedor definido desde a 36ª, que deixará de ter emoção. Corinthians e Inter disputando vaga pra fugir da Pré Libertadores 2015 e por consequência do grupo da morte ao lado de San Lorenzo, São Paulo e Danubio. Palmeiras, Vitória e Bahia lutando por 1 vaga para não cair para a Série B.

Fluminense e Grêmio brigando por vaga direto nas oitavas de final da Copa do Brasil 2015. Reparem: 7 clubes entraram em campo totalmente interessados, ou seja, apenas 3 jogos da rodada não valeram absolutamente nada. Chega de 'lenga lenga' e vamos analisar a última rodada do Brasileirão 2014:

Os 3 jogos indiferentes da rodada foram:
Botafogo (rebaixado) 0x0 Atlético-MG, Sport 1x0 São Paulo e Goiás 4x2 Chapecoense.

No sábado o Corinthians venceu o Criciúma (rebaixado) por 2x1 e no apagar das luzes o Inter virou pra cima do Figueirense (com 3 jogadores expulsos) pelo mesmo placar. Inter classificado diretamente para a fase de grupos da Libertadores e Corinthians na sua fase prévia. Detalhe para o último jogo do alvinegro paulista sob comando do técnico Mano Menezes.

Na briga pelo rebaixamento o Palmeiras se salvou sem fazer sua parte, pois ficou no empate em 1x1 com o Atlético-PR na nova Allianz Parque. A ajuda veio do rival Santos, que venceu o Vitória (rebaixado) por 1x0 no finzinho do jogo. O detalhe é que a torcida alviverde comemorou o gol do Peixe e após o apito final ecoou o coro de "Time sem Vergonha". Já o Bahia confirmou as poucas chances de permanência na Série A e perdeu de virada para o Coritiba por 3x2 no "penduramento das chuteiras" do craque Alex.

No Mineirão, o Cruzeiro manteve o ritmo de Tetra Campeão Brasileiro e venceu o Tricolor Carioca pelo resultado de 2x1. O gol do Flu foi marcado por Fred se sagrando artilheiro do Brasileirão com 18 gols, numa maneira de calar os críticos após as atuações pífias com a camisa 9 da Seleção durante a Copa.

E no sul, o Grêmio ficou apenas no empate em 1x1 com o time reserva do Flamengo. O rubro negro carioca teve o goleiro César expulso erradamente após lance com atacante Barcos. Na cobrança da falta a equipe gaúcha empatou. Motivo para protestos contra os 13 anos sem títulos em nível nacional ou internacional.

Parabéns ao técnico Marcelo Oliveira, à revelação Erik do Goiás e ao artilheiro Fred!

Nos resta férias, apenas do futebol brasileiro, pois esta coluna estará a todo vapor!

E voltemos ao título do texto...