sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

SUPERÁVIT PRIMÁRIO: Tiro, porrada e bomba. #Parafraseando

Olá caros leitores do Manifesto ! Foi aprovado um projeto que altera o cálculo da meta fiscal do Brasil, mas fez cara de interrogação quando alguém citou um tal de superávit primário, e até agora não entendeu por que a votação 'de um texto-base que traz mudanças à Lei de Diretrizes Orçamentárias' causou tanto alvoroço no Congresso — é, teve gás lacrimogênio, soco, gritaria, idosa levando 'gravata' e o músico Lobão protestando na portaria do palácio.

Superávit Primário não deixa de ser uma poupança, ou seja, arrecada um determinado valor para cobrir os juros da dívida pública e, assim, cumprir a chamada meta fiscal. Uma tentativa do governo de evitar pagar juros sobre juros e a dívida cresça sozinha. É o que deve "sobrar" nas contas do governo depois que ele paga todas as suas despesas, a não ser os juros da dívida pública. Superávit primário: uma economia para pagar juros.

E este processo é lei desde 2000, porém este ano o governo não conseguiu cumprir com está economia e estar tentando por um 'artificio', pois o governo gastou mais do que poupou, ou seja, não cumpriu a meta, mas fique tranquilo, isto não dá cadeia ou algo do gênero e não há nenhuma punição incutida. Mas isso é por que o governo não quer assumir que deixou de cumprir uma meta no seu final de mandato, por isso que todo esse alvoroço no congresso nacional.

Tentei pesquisa e deixar o mais claro possível para vocês !

Até o próximo #Parafraseando.