segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
APITO MANIFESTO - HOMENAGEM INDIRETA
Que Mané Garrincha e Pelé são dois gênios sagrados do futebol todos sabem. Botafoguenses e Santistas são gratos e exibem justas homenagens até hoje por suas exibições nos gramados brasileiros.
Mas Mané e Pelé brilharam intensamente mesmo quando vestiram a 'amarelinha'. Na seleção, os dois todas às vezes em que foram escalados juntos saíram de campo sem saberem o que é derrota.
Foram 40 jogos com 36 vitórias e 4 empates. Juntos ganharam duas Copas do Mundo (1958/1962) e marcaram 55 gols. A sintonia foi tão grande que eles estrearam e se despediram da seleção com duas vitórias sobre o mesmo adversário: a Bulgária.
O último jogo com a dupla em campo aconteceu no dia 12 de Julho de 1966 e terminou com um gol de cada.
23 de Setembro de 2014 - 48 anos depois...
A equipe do Southampton entrou em campo para mais um jogo válido pela Copa da Liga Inglesa e lá estavam escalados Mané e Pellè juntos. Dessa vez representados por um italiano (Graziano Pellè) e um senegalês (Sadio Mané).
O técnico do Southampton é o holandês Ronald Koeman que foi companheiro de Romário nos tempos de Barcelona e é declarado admirador do Brasil.
Mas a contratação desses dois jogadores e suas respectivas escalações foram mera coincidências. Inclusive os 'homônimos' não receberam este nome em homenagem aos craques brasileiros, já que os nomes são de família mesmo.
Porém dentro de campo o resultado está superando expectativas. Os dois estão em boa fase e no Campeonato Inglês já colocaram o Southampton à frente de equipes tradicionais como Arsenal, Tottenham e Liverpool e estão na 5º colocação na briga por vaga em competições européias. Juntos já anotaram um total de 9 gols em 16 rodadas. Resta saber se os 'genéricos' manterão o ritmo ou se ficarão apenas na 'homenagem indireta'.
Felipe Lavor