quarta-feira, 13 de abril de 2016

Manifesto Futebol Clube apresenta Momento da Bola


06/04/16
Coluna: Manifesto Futebol Clube
Autor: Fábio Rodrigues






O Momento da Bola – também conhecido pela sigla MdB –, é um projeto de alunos da UniCarioca    Universidade privada do Rio de Janeiro – que se iniciou fora da faculdade, mas que acabou criando laços com a instituição devido ao grande números de estudantes de jornalismo que fazem parte. Tudo começou há um ano e dois meses quando dois amigos decidiram criar uma página no facebook com intuito de compartilhar seus textos futebolísticos. Depois de certo tempo o MdB foi crescendo ganhando mais colaboradores e seguidores. Dessa maneira tornou-se um site que pretende passar uma visão mais jovem do futebol através de crônicas esportivas. Atualmente, conta com vinte cronistas, dois editores e um publicitário. O Manifesto Futebol Clube recebe Gabriel Ramadon, criador do site Momento da Bola.


MFC.  Como o Momento da Bola foi idealizado?
Eu tinha um amigo chamado Bruno que postava várias crônicas no facebook. Aí eu pensei: “Esse cara escreve bem, eu também gosto de escrever, só precisamos de um espaço para colocar os nossos textos”. Criamos uma page no face com o nome de Momento da Bola com  a ideia de colocar as matérias lá. Depois tive a ideia de criar um site conforme o crescimento da equipe, ele acabou não gostando e saiu, entretanto, o MdB continuou crescendo.
MFC.  Existe algum pré-requisito para entrar no MdB?
Primeiro, uma boa escrita. Gostar de futebol não é necessário, a pessoa pode aprender gostar de futebol com o Momento da Bola. O principal é a boa escrita mesmo e a vontade de estar escrevendo todo tempo, e fazer parte da UniCarioca também é importante.
MFC.  No MdB são publicados textos opinativos que normalmente são escritos por jornalistas mais experientes, esse é o diferencial do site?
Sem dúvidas, muita gente acessa o Momento da Bola atrás de outras visões do futebol. Por mais que seja uma visão jovem, é uma visão bem madura. Em todas as matérias publicadas a gente sempre procura trazer a opinião do escritor, a pessoa acaba até tendo uma afinidade com alguns cronistas.
MFC.  Dessa maneira vocês se diferenciam dos sites tradicionais?
Sim, o Momento da Bola não tem compromisso com a notícia. Fazemos na forma temporal com o que está acontecendo só que falamos sobre coisas do passado, do presente e do que poderá vim a acontecer. Esse é o diferencial, falar de futebol de forma atemporal.
MFC.  Vocês têm o foco no futebol carioca e europeu, é importante ter um nicho?
Sim, é importante. Durante cinco, seis meses falamos acerca do futebol nacional, porém os dados do site nos mostraram que a maior parte do público é carioca, e o carioca também curte o futebol europeu. Então é sempre importante agregar e melhorar o produto que público quer. Vimos que o público carioca é maior, e seguimos por esse caminho.
MFC.  Qual foi a maior dificuldade para manter o projeto?
A maior dificuldade sempre vai ser a financeira. Já gastei mais de 500 reais com o projeto fora os outros que também gastaram. Por conta dessa dificuldade ainda não conseguimos mandar ninguém para cobrir em um campo de futebol ou um centro de treinamento.
MFC.  É complicado conciliar os estudos com o projeto?
Até que não, pois o projeto acaba agregando ao estudo. Eu uso o que aprendo em sala de aula como técnicas de entrevista, redação dentro do MdB. Então o projeto é sempre bom para agregar.
MFC.  O MdB já esteve em outra plataforma?
Esteve no Youtube. Estamos no twitter, no facebook onde começamos, no entanto a principal plataforma é o site.
MFC.  O MdB já começou há algum tempo, e nesse tempo quais foram as maiores marcas que o site atingiu?
A marca mais importante que o Momento da Bola conseguiu foi quando o Botafogo foi campeão da série B, por que a página oficial do clube e outras acabaram compartilhando a matéria que falava sobre o título e deu uma repercussão enorme com quase quatro mil de alcance. Outra marca interessante foi no Seminário de Jornalismo da ACERJ onde jornalistas como Tim Vickery e Carlos Eduardo Eboli já conheciam o MdB, então foi uma marca expressiva para o site.
MFC.  Planos para o futuro?
Bom, os planos para o futuro é crescer sempre, dominar as plataformas e estrear com o programa de rádio que será vinculado ao site, além de voltar com o canal do Youtube.
MFC.  Qual a sua opinião sobre o momento atual do futebol brasileiro e da seleção?
É algo complicado, o futebol brasileiro não vive um momento de transição, mas sim de decadência. Decadência técnica, estamos atrás do que o europeu está vendo. A nossa disputa sempre foi contra a Europa, nosso destaque maior, as cincos estrelas foram pelo futebol diferente, bonito só que isso se perdeu. O principal agora é armações táticas e nisso estamos muito defasados, a gente está deixando a desejar na formação, nos esquemas. Hoje só temos um Neymar, não é igual antigamente que tinha Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, entre outros. Então não tá prevalecendo o coletivo, continuamos achando que vai aparecer outro talento ou talentos que irão salvar nosso futebol.
MFC.  Como vocês enxergam o mercado do jornalismo esportivo?
É um mercado difícil, se você não for atrás, vai ficar pra trás. Eu criei o projeto, mas como ajuda embora que hoje eu vejo o Momento da Bola entrando no mercado e muita gente o buscando para entrar. Então é você correr atrás ou criar o seu, digo que criar é muito complicar apesar de que correr também é por ser um mercado bem fechado, no entanto nada é impossível, dá para conseguir. Não será rico, toda jornalista diz que não será mesmo, então é preciso amor à profissão.
MFC.  Recado para quem sonha em ingressar no jornalismo esportivo.  É preciso saber apenas sobre esportes?

Bom, o recado é força. Por mais que eu tenha pouco tempo dentro do jornalismo esportivo, eu sempre amei esportes e tinha isso como meta para o meu futuro. Correr atrás é o principal, não desistir, ter sempre foco no que quer e não focar apenas na parte esportiva. Se você faz jornalismo é importante saber de tudo um pouco, aprenda teatro, cultura, política, tudo tá envolvido dentro do esporte, principalmente política. Além disso, procurar saber e ler sobre futebol e os demais esportes. 


Galera do MDB reunida no Seminário
de Jornalismo Esportivo da ACERJ


Saiba onde acompanhar o Momento da Bola:

Facebook: facebook.com/momentodabolaa

Twitter: @OficialMdB

Para sugestões:
Toda terça às 19h00min dentro do Radioativo, o Momento da Bola marca presença falando sobre futebol. Você pode baixar o aplicativo do Radioativo na playstore.

Imagens:
MDB