quinta-feira, 16 de abril de 2015
APITO MANIFESTO - O QUE ESPERAR DO PAULISTAS?
Poucos sabem, mas sou paulista. O fato de ter crescido e ser criado em solo carioca não me fez menos integrante da terra da garoa, porém me distanciou das equipes de São Paulo.
Por isso, convidei o jornalista paulista, Rubens Nogueira, para analisar com propriedade sobre os 4 grandes que estarão em campo pelas semifinais do Campeonato Estadual neste próximo final de semana. Vejamos:
Corinthians fez a melhor campanha e é o favorito. Vai jogar com o Palmeiras em casa em uma semifinal, enquanto o Santos pega o SP na Vila Belmiro, ambos em jogo único no domingo e sem vantagem pra ninguém (empatou é pênalti).
Corinthians:
O dono da melhor campanha da primeira fase entra como favorito para enfrentar seu principal rival em casa, onde detém uma invencibilidade de 30 jogos sem perder. Já garantido na próxima fase da Libertadores, o Corinthians deve poupar jogadores nessa competição, entrando com seu time completo na semifinal do Paulista. O desfalque fica por conta do atacante Guerreiro, diagnosticado com dengue, e o lateral Fabio Santos.
Palmeiras:
Única equipe a folgar no meio da semana, o Palmeiras entra mais descansado que os rivais para a disputa. Outra vantagem deve ser a entrada do meia Valdivia, ídolo do time e que ajudou a garantir a classificação da equipe com um passe para gol na vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo. As baixas ficam por conta do zagueiro Vitor Hugo, o lateral-esquerdo Vitor Luis e o atacante Leandro Pereira.
Santos:
O time da Vila Belmiro começou o ano desacreditado por ter perdido vários atletas para a temporada, porém o ataque rápido formado por Robinho, Geovânio e Ricardo Oliveira (e as vezes Gabriel e Lucas Lima) garantiu uma boa evolução à equipe, chegando como favorita para a semifinal com o São Paulo. A única dúvida da equipe é o zagueiro Gustavo Henrique, favorito para substituir o já contundido titular David Braz, que se machucou.
São Paulo:
Quem chega mais desacreditado para as semifinais é o time do Morumbi, que vem cambaleando na Libertadores e, apesar da boa campanha no Paulista, a maneira da equipe jogar vem gerando desconfiança na torcida, ainda mais depois que o ídolo-treinador Muricy Ramalho foi despedido. Para essa disputa o time só tem como desfalque o atacante Alan Kardec, mas já pode contar (ao menos por metade do jogo) com Luis Fabiano, que está retornando de contusão.
Depois dessa, ficou fácil concordar com o favoritismo apontado pelo Rubens.
Mas vale lembrar que clássico é clássico e o futebol só é o futebol por ser o esporte mais imprevisível do planeta. E agora? O que esperar dos paulistas?
Felipe Lavor e Rubens Nogueira