sexta-feira, 17 de abril de 2015

Populismo é o mal da nação ? #Parafraseando

Foto reprodução
 Populismo é o mal da nação ? Em sua síntese, o populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. 
O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. 
É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria. No Brasil Getúlio Vargas foi um exemplo claro que governista populista.

                       ' O populismo ama tanto os pobres que os multiplicam'
Marcelo Andrade/Gazeta do povo
Está frase acima ficou conhecida e atribuída a  Glória Alvarez, onde em um discurso na Espanha falou dos males do populismo e defendeu o fortalecimento dos  ideais republicanos. Esse discurso viralizou nas redes sociais, inclusive Glória discursou na manifestação do dia 12 de abril. Para Glória, o único jeito de acabar com o populismo é através das tecnologias.

'A tecnologia do século 21 segue dando poder ao indivíduo de uma forma nunca vista antes. Os jovens têm de se dar conta do potencial que há nessas redes. Primeiro para se educar, porque o que está acontecendo na América Latina é que os governos doutrinam nossa educação e a tem em retrocesso. Se ensina os jovens a memorizar e a processar informações, mas não a serem críticos, não a questionar. Hoje, os jovens não têm mais porque se conformar com a educação estatal. Através da tecnologia, não só se pode querer outros conhecimentos, como há oportunidade para poder se educar com bolsas de estudos em outros países, com cursos de línguas. A melhor ferramenta contra o populismo é o cidadão empoderado. A tecnologia te ajuda a empoderar-se, a adquirir as ferramentas que seu governo tradicionalmente não te dá'.

Perguntada sobre as bolsas populistas no Brasil, ela respondeu:

'Eu acredito que a ajuda social não é má por si só. O que me preocupa é a roda da corrupção que se forma ao redor dela. Em vez de tirar pessoas da pobreza, a postergam na pobreza. Se primeiro tivéssemos bolsa de um ano, depois passássemos a ter um programa de microcréditos, logo teríamos uma bolsa de estudos, para que se vá estudar. Em sete anos, você sairia de uma situação de dependência a uma de empoderamento, e esses cidadãos começariam a pagar impostos para financiar outros. Hoje passam as décadas, mas não passamos da bolsa'.

Sobre a educação como meio de combate ao populismo, ela disse:

'Não há melhor ferramenta do que empoderar a educação. A mente é o veículo mais importante de qualquer ser humano, é o único recurso inesgotável. A educação é a única coisa que pode fazer com que cada pessoa possa traçar seu próprio destino. Isso é o que falta na América Latina, porque seus líderes populistas causam o pior dano, o psicológico. Fazem as pessoas acreditarem que são tão miseráveis que não podem fazer sozinhas, e as fazem cruelmente crer que esse líder vai se encarregar delas melhor que elas mesmas. E se você acaba com o poder de um cidadão, está acabando com a sua dignidade, sua razão de existir'.

A respeito do papel da juventude contra o populismo

'O jovem que não combate o populismo, será escravo. Esse é o preço de um regime que não sabe onde pode parar. A lógica populista já foi experimentada em muitos lugares e sempre termina no mesmo resultado: pobreza e ignorância'.

Eis o vídeo que viralizou e fez muitos países latinos se identificarem com seu discurso e torna-se um exemplo politico.


Fontes: Discurso de Glória Alvarez e entrevistas da mesma.