quinta-feira, 23 de abril de 2015

#CuriosidadesManifesto #DitaduraMilitar


Em tempos em que ouvimos alguns discursos favoráveis à intervenção militar, dissolução do Congresso Nacional, dentre outros argumentos, vale relembrarmos alguns fatos acerca do período mais obscuro que o nosso país já teve, os 21 anos de Ditadura Militar.
Hoje o Curiosidades nos traz exemplos dos métodos de tortura (Sim, tortura!) mais utilizados durante o regime. 

Antes de repetir a esmo o discurso favorável à volta dos anos negros do Brasil, vale estudar um pouco mais como realmente funcionava a hegemonia militar. Pode começar conferindo a matéria, e dar continuidade fazendo suas próprias pesquisas. Preparado??




PAU DE ARARA



"Com uma barra de ferro atravessada entre os punhos e os joelhos, o preso ficava pelado, amarrado e pendurado a cerca de 20 centímetros do chão. Nessa posição que causa dores atrozes no corpo, o preso sofria com choques, pancadas e queimaduras com cigarros."




GELADEIRA



"Os presos ficavam pelados numa cela baixa e pequena, que os impedia de ficar de pé. Depois, os torturadores alternavam um sistema de refrigeração superfrio e um sistema de aquecimento que produzia calor insuportável, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes. Os presos ficavam na “geladeira” por vários dias, sem água ou comida."



AFOGAMENTOS




"Os torturadores fechavam as narinas do preso e colocavam uma mangueira ou um 
tubo de borracha dentro da boca do acusado para obrigá-lo a engolir água. Outro método era mergulhar a cabeça do torturado num balde, tanque ou tambor cheio de água, forçando sua nuca para baixo até o limite do afogamento."



CADEIRA DO DRAGÃO


"Os presos sentavam pelados numa cadeira revestida de zinco ligada a terminais elétricos. Quando o aparelho era ligado na eletricidade, o zinco transmitia choques a todo o corpo."


ESPANCAMENTOS


"Vários tipos de agressões físicas eram combinados às outras formas de tortura. Um dos mais cruéis era o popular “telefone”. Com as duas mãos em forma de concha, o torturador dava tapas ao mesmo tempo contra os dois ouvidos do preso. A técnica era tão brutal que podia romper os tímpanos do acusado e provocar surdez permanente."

CHOQUE ELÉTRICO


"As máquinas usadas nessa tortura eram chamadas de “pimentinha” ou “maricota”. Elas geravam choques que aumentavam quando a manivela era girada rapidamente pelo torturador."

SORO DA VERDADE


"O pentotal sódico é uma droga injetável que provoca na vítima um estado de sonolência e reduz as barreiras inibitórias. Sob seu efeito, a pessoa poderia falar coisas que normalmente não contaria – daí o nome “soro da verdade”.


E então pessoal, pra quem chegou até aqui, vale uma pesquisa mais bem detalhada para formar sua própria opinião, concordam? 

Fotos: Fatos Desconhecidos.