A estação de trem Presidente Juscelino, localizada
em Mesquita, na Baixada Fluminense (RJ), foi palco de um terrível acidente
ferroviário na noite de ontem. Dois trens se chocaram, deixando 69 pessoas
feridas.
A Supervia informou que o trem seguindo viagem da
Central do Brasil para Japeri bateu na traseira de outra composição. Ainda
segundo a concessionária responsável pelos trens a composição que teve a sua
traseira destruída se encontrava parada na estação.
Até o momento não há registro de feridos graves. A
secretaria de saúde da cidade está acompanhando as vítimas.
Devido o acidente, a circulação do ramal Japeri foi
interrompida, mas equipes trabalham para liberar o trecho, cujo tráfego inicia
bem cedo, às 4h25 da manhã.
RECADO RÁPIDO
Gritaria, confusão e medo. Esta é a receita da bem
sucedida Supervia, concessionário que administra os trens no estado do Rio de
Janeiro.
O acidente ocorrido na noite anterior não tem
exclusividade na história da Supervia. Inúmeros transtornos aos milhares de
passageiros que andam diariamente nos trens da concessionária já foram noticias
nos mais diversos jornais.
Em novembro do ano passado, por exemplo, um ônibus
colidiu com um trem que seguia para Saracuruna no Centro de Guapimirim, também
na Baixada, deixando 41 pessoas feridas. Já em março, uma composição
descarrilou quando chegava à estação de Deodoro, na Zona Oeste. Sete pessoas se
feriram. Um mês depois, em abril, um trem de passageiros da concessionária
colidiu com uma composição da MRS, que levava minério, próximo às estações
Barros Filho e Costa Barros, no Subúrbio. Alguns passageiros que estavam na
composição tiveram ferimentos leves. Isto sem contar nas inúmeras vezes que os
trens deixaram de funcionar e fizeram com que o trabalhador perdesse a viagem e
o seu dia de trabalho.
No site oficial a Supervia tem a honra de declarar
que em 2014 alcançou a marca de aproximadamente 9 milhões de passageiros
transportados. O que na verdade deveria causar espanto e medo, pois a
concessionária não faz por merecer a marca. Trens velhos, falta de
ar-condicionado, goteira dentro de vagões, super lotações e transtornos
mencionados já nesta coluna fazem parte da rotina desses 9 milhões de
passageiros que não pedem, e sim exigem mudanças. Existe uma página no
facebook, chamada "Supervia - Vergonha para o carioca", onde inúmeras
denúncias são feitas sobre o serviço de péssima qualidade prestado pela
concessionária.
O que espera a concessionária que administra os trens?
Um acidente fatal? Em grande escala? Será que a Supervia espera a CNN, BBC e
outras divulgarem mundialmente a sua incompetência para daí mudar?
O trem do terror precisa ser parado e a próxima estação
tem que ser a melhoria.