Flamengo e Corinthians têm neste início de temporada apresentado o melhor futebol do eixo Rio São Paulo e por que não dizer dos maiores centros?
O Rubro Negro que ontem venceu a Cabofriense pela 4º rodada do Campeonato Carioca por 5x1, é um time aplicado taticamente e com um preparo físico que impressiona pela velocidade no ataque e na recomposição da defesa.
Muitos criticaram o técnico Luxemburgo por escalar o atacante Marcelo Cirino como homem de referência dentro da área. Mas o que se vê em campo é uma intensa movimentação com passes rápidos e jogadas criadas pelo até aqui surpreendente Arthur Maia, revelação do Campeonato até o momento.
Se o ataque é rápido e eficiente (com média de 3 gols por partida), o meio campo é composto por 2 volantes que também se destacam: Canteros e Márcio Araújo. Os dois melhoraram a saída de bola da equipe e não deixam vacilar na marcação.
O sucesso até aqui se dá pelo estilo de jogo imposto por Luxemburgo e mais ainda pela disciplina tática da equipe, que entende seu treinador e faz acontecer dentro de campo.
A equipe ainda conta com a volta do atacante Paulinho nas próximas rodadas, jogador que se encaixa perfeitamente neste esquema de velocidade pelos lados do campo e tende a dar mais opções ao treinador. Promete.
Já o Alvi Negro Paulista garantiu ontem sua classificação para a fase de grupos da Taça Libertadores, após empate por 1x1 com o Once Caldas. E se a competição tem uma importância maior, a equipe também se mostrou mais madura e taticamente também é disciplinada.
O Técnico Tite tem uma equipe experiente em competições internacionais com jogadores como Emerson Sheik, Edu Dracena, Cássio e Danilo. Todos já conquistaram a América, além do próprio treinador.
O fato negativo neste início de ano foram as expulsões de Guerreiro e Fábio Santos no 1º jogo da Pré Libertadores e a expulsão do goleiro Cássio no clássico contra o Palmeiras no último fim de semana. Em ambos os jogos o Timão se sagrou vitorioso, mas correu riscos. E foi aí que a equipe se mostrou forte e capaz de enfrentar adversidades, como a altitude no jogo de ontem.
Isso porque o atacante Vagner Love ainda irá estrear neste sábado pelo Campeonato Paulista, gerando uma disputa sadia para duas vagas no ataque. E destaque para a revelação colombiana Steven Mendoza que se mostrou velocista e com a raça que a fiel torcida gosta. São opções que Tite terá no banco e fazem desse Corinthians favorito ao Bi da Libertadores.
Felipe Lavor