quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ESPORTE MANIFESTO: O DOPPING NOS ESPORTES

       O Dopping no Brasil é conhecido como a "dopagem", é nada mas que uma administração ilícita de uma droga estimulante ou estupefaciente para suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, e melhorar ou piorar a atuação de um esportista.
       Vários atletas de diversas modalidades são pegos no Dopping, isso é um resultado negativo que suja o currículo do atleta, da equipe que o atleta participa e da seleção que o atleta é convocado.
       No ano de 1968 a Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional, insistiu nos jogos Olímpicos do México a aplicação de testes anti-dopagens, decidindo que seriam excluídos dos jogos os atletas comprovadamente dopados. 


A ex-nadadora brasileira, Rebecca Gusmão, foi banida por toda vida da natação.
       A ex-nadadora brasileira, Rebecca Gusmão, foi banida por toda a vida da natação, conforme decisão final da CAS (Corte de Arbitragem do Esporte). A decisão engloba todos os esportes vinculados ao COI (Comitê Olímpico Internacional).
       O fato é que, cada vez mais, os atletas de diversas modalidades têm se valido de meios ilícitos para auferir vantagens nas diversas competições, e assim atendendo interesses de forma escusa.
       As substâncias são consideradas dopantes, de forma qualitativa e não quantitativa, ou seja, não se considera a quantidade, mas sim o que aparece.


Maradona foi excluído do Mundial de 1994 por doping, logo após a segunda rodada.
       As modalidades que mais tem utilizado desse método são o halterofilismo, lutas, remo, atletismo e ciclismo.
       O uso de esteróides anabólicos-adrogênicos pelos atletas em todo o mundo vem se tornando cada vez mais freqüentes, apesar de todas as recomendações médicas em contrário e do vigor das leis de controle de dopagem. 



Atualmente, o brasileiro Anderson Silva foi flagrado no antidoping, polêmica
no MMA.

       Os efeitos primários e secundários causados pelos estreardes anabólicos-adrogênicos são muitos, afetam tanto os homens quanto as mulheres.
       Os atletas pegos no dopping devem ser reeducados e reabilitados para voltarem a sua determinada atividade, todos merecem uma segunda chance. Os competidores que insistirem com o uso de substâncias ilícitas, devem ser julgados, punidos, e banidos do esporte, como foi feito com a ex-nadadora Rebecca Gusmão.