quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O crescimento do Pole Dance no Brasil

04/02/15
Coluna: Esporte Manifesto   Autor: Felipe Migliani 

Um dos esportes que vem crescendo no Brasil é o Pole Dance, o mesmo é uma modalidade do exercício que combina a dança com a ginástica.O exercício é numa barra vertical, na mesma deve-se executar coreografias, e uma série de exercícios, exigindo força, flexibilidade e resistência. 

É uma atividade que se desenvolveu em casas de strip-tease, que era uma característica dos países do Norte do continente Americano. Atualmente o poli dance está se aproximando de outras atividades esportivas e performáticas, como o Mastro Chinês, a Lira, o Tecido e a Ginástica Artística. O que difere o Pole Dance dos demais são alguns elementos como a coreografia e a musicalidade. 


A atriz, Demi Moore, foi a protagonista do filme Striptease. O filme de 1996
mostra o início do Pole Dance.

A partir da década de1980, as dançarinas das casas noturnas começaram a enxerga o potencial fitness dos movimentos que são realizados na barra vertical. Começaram a criar novas coreografias e englobaram elementos de outras modalidades artísticas e circenses.

As primeiras escolas de Pole Dande surgiram nos EUA e no Canadá, em seguida no Reino Unido e na Austrália, inicialmente apenas para o público feminino. 

UP DANCE STUDIO, uma das escolas brasileiras de Pole Dance.

 A partir dos anos 2000, o Pole Dance conquistou o mundo. A prática do esporte traz diversos benefícios a saúde.É uma atividade que mistura dança e musculação.

O primeiro campeonato de Pole Dance aconteceu no ano de 2005, em Amsterdã, capital da Holanda. Além dos campeonatos regionais e nacionais de Pole Dance, existem sete campeonatos internacionais desse esporte. 

A brasileira, Rafaela Montanaro, é atual bi-campeã da categoria
FIT de Pole Dance. 
No Brasil, a modalidade começou a crescer em 2007, após o esporte ser mostrado em uma novela. Em 2008, na cidade de Coritiba, foi inaugurada a primeira escola especializada em Pole Dance no país 

A dançarina, Rafaela Montanaro, foi a primeira brasileira a conquistar o título mundial de Pole Dance. A atleta conquistou o prêmio em 2009. A partir de 2010, os homens foram incluídos nos campeonatos. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a incluir os homens numa competição internacional de Pole Dance.

O Júlio Peixoto foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Pole Dance, ele conquistou o título em 2011. Atualmente, o país é uma das potências mundias do Pole Dance. 

Campeonato Mundial de Pole Dance. 
Desde 2009, vários grupos estão lutando para incluir o esporte nas Olimpíadas de 2016. Quanto mais esportes, mas diversificado fica o evento.
Hoje já existem as federações de Pole Dance em São Paulo e no Rio de Janeiro, as entidades foram organizadas com o intuito de lutar pelo reconhecimento dessa modalidade como esporte.

Todos nós estamos na torcida para que o Pole Dance possa estar integrado com os outros esportes nas Olimpíadas de 2016 no Brasil. 

Imagens: Internet