segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ECONOMIA VERDE-AMARELA: HORÁRIO DE VERÃO PODE SER PROLONGADO

       O governo federal está estudando uma possibilidade de prolongar o horário de verão. Economizar é o verbo adequado para essa medida que está sendo melhor avaliada pelo ministro de energia, Eduardo Braga, o governo está estudando o clima e a hidrologia, para decidir se estenderá ou não o horário de verão. 


Ministro da Energia, Eduardo Braga.
       O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez no dia 01 de Outubro de 1931, ou seja, á 84 anos o horário do verão já existe no Brasil.
Existe um decreto que é o 20.466, abrangente em todo território nacional, mas houve vários períodos que o horário não foi adotado. 

       Desde ao ano de 1985 o horário de verão é adotado anualmente, os resultados de economia na energia vem sendo um sucesso. É uma ótima forma de economizar, porém tem os seus contras. O horário de verão faz com que as pessoas acordem mais cedo para irem a escola e ao trabalho enquanto as ruas ainda estão escuras, ameaçando a segurança da população. Existe três projetos de leis que pretendem abolir o horário de verão no Brasil, projetos bem exagerados, pois a economia de energia é fundamental para a economia do país. 


Os estados que aderiram o horário de verão 2014/2015.

       A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor os dias de sol foi lançada em 1784 pelo grande político e inventor americano, Benjamin Franklin, nessa época não existia energia elétrica. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão, foi a Alemanha em 1916, durante a primeira guerra mundial, medida tomada para economizar carvão. 
       O horário de verão contribui para reduzir o consumo da energia elétrica, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, pois nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. As regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses dias locais, traz pouco ou nenhum proveito. Seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando uma sobrecarga do sistema energético.


Benjamin Franklin, o "criador" do horário de verão. 

       A principal medida para a economia de energia é sensibilizando a população. O horário de verão acaba no próximo dia 22, em um domingo, os relógios devem ser atrasados em uma hora.