domingo, 26 de outubro de 2014

DICAS DE CINEMA NACIONAL COM TEMÁTICA POLÍTICA

 Israel Esteves

A votação é hoje e não poderia faltar a cobertura da Manifesto. Então, em dia da escolha de  alguns governadores e presidente, a cultura também não estaria de fora. Por isso, separamos um top 5 de filmes nacionais que abordam  temas políticos de formas diferentes, dos últimos 10 anos.

1GETÚLIO (2013)


Sinopse : “A intimidade de Getúlio Vargas (Tony Ramos), então presidente do Brasil, em seus 19 últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.”



2- O CANDIDATO HONESTO (2014)

Sinopse :“ Leandro Hassum é um político muito popular e muito desonesto. Mente para mulher , mente pros colegas , mente pro seu eleitorado. 2014 é ano de eleição para presidente da república. Nosso Deputado é candidato e com fortes chances de ser eleito. Na véspera de um grande comício , ele cai no mais »chão e quando se levanta algo estranho acontece. Ele não consegue mais mentir. Como nosso deputado vai lidar com sua nova situação ética? “

3- O BEM AMADO( 2009 )

Sinopse : “O Bem Amado conta a história de Odorico Paraguaçu (Marco Nanini), prefeito corrupto de Sucupira, uma pequena cidade perdida no meio do nada. Seu grande projeto é a inauguração de um cemitério. O problema é que ninguém morre na cidade. Com o auxílio de seu secretário Dirceu Borboleta (Matheus Nachtergaele), o prefeito arma diversos planos macabros para que alguém bata as botas, mas nenhum é bem-sucedido. Nem mesmo a chegada do matador Zeca Diabo (José Wilker) à Sucupira proporcionam a Odorico Paraguaçu a realização de seu sonho.“

4- LULA – O FILHO DO BRASIL (2010)

Sinopse: "O filme conta um pouco sobre a trajetória do ex-presidente Lula . Desde os maus tratos sofridos em Pernambuco , a família , infância , às manifestações sindicais."


5- ZUZU ANGEL (2006)


Sinopse: Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. O desfile da sua coleção em Nova York consolidou sua carreira, que estava em ascensão. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Resumindo: as diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Ela uma empresária, ele lutando pela revolução socialista e Sônia (Leandra Leal), sua mulher, partilha das mesmas idéias. Numa noite Zuzu recebe uma ligação, dizendo que "Paulo caiu", (...)ou seja, Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam e Zuzu visita uma prisão militar e nada acha, mas viu que as celas estavam tão bem arrumadas que aquilo só podia ser um teatro de mau gosto, orquestrado pela ditadura. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo, mas os militares continuam fazendo seu patético teatro e até "inocentam" Stuart por falta de provas, apesar de já o terem executado. Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura e ela escreve que não descarta de forma nenhuma a chance de ser morta em um "acidente" ou "assalto".


Obs.: A maior parte das sinopses foram tiradas de sites especializados em cinema .