felipemigliani@yahoo.com.br
A obra terminaria em Julho, um mês antes da abertura dos jogos olímpicos. O atraso da obra irá comprometer todo plano de transportes traçado para os jogos.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB-RJ), enviou um e-mail no dia 19 ao Comitê Olímpico Internacional (COI) não garantindo a conclusão das obras da linha 4 do metrô. O empecilho se deve a demora da União para disponibilizar um novo financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que acrescentaria em R$ 1,3 bilhão a estimativa da linha 4. Segundo o governo federal, o pequeno novo trecho do metrô, responsabilidade do estado, ficaria avaliado em R$ 10,3 bilhões.
A construção seria
finalizada em Julho, mês antecessor da abertura dos jogos olímpicos. O atraso
da obra irá comprometer todo esquema de transportes traçado para o evento. No
e-mail, considerado confidencial, Paes pede para o COI considerar a
possibilidade de projetar uma estratégia alternativa, que consistiria na
implantação provisória do BRT na Zona Sul.
O comitê organizador Rio-2016 afirmou estar ciente do plano de contingência elaborado pela prefeitura. Apesar disso, não acredita que o governo do estado cumprirá seu compromisso. As obras da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro foram inauguradas na Barra da Tijuca, no dia 20 de março de 2010.
O trajeto em construção vai receber 300 mil passageiros por dia, proporcionando a retirada de aproximadamente dois mil carros da rua nos horários de pico. A linha 4 ligará General Osório, em Ipanema, ao Jardim Oceânico, localizado na Barra da Tijuca, percorrendo por 6 estações. A estação da Gávea não ficará pronta este ano.
Leia o trecho do e-mail enviado por Eduardo Paes ao COI e Phillip Bovy, principal consultor da entidade para transportes:
O comitê organizador Rio-2016 afirmou estar ciente do plano de contingência elaborado pela prefeitura. Apesar disso, não acredita que o governo do estado cumprirá seu compromisso. As obras da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro foram inauguradas na Barra da Tijuca, no dia 20 de março de 2010.
O trajeto em construção vai receber 300 mil passageiros por dia, proporcionando a retirada de aproximadamente dois mil carros da rua nos horários de pico. A linha 4 ligará General Osório, em Ipanema, ao Jardim Oceânico, localizado na Barra da Tijuca, percorrendo por 6 estações. A estação da Gávea não ficará pronta este ano.
Leia o trecho do e-mail enviado por Eduardo Paes ao COI e Phillip Bovy, principal consultor da entidade para transportes:
“Nas últimas
semanas, estive tentando descobrir o que realmente está acontecendo na
construção da Linha 4 do metrô. Prazos e cronogramas... Ouvi de algumas pessoas
que o projeto está com nível elevado de risco. Tudo que posso dizer é que a
informação não está clara (...). O secretário municipal (de Transportes) Rafael
Picciani já preparou uma alternativa, e penso que precisamos começar a
estudá-la agora e submetê-la à avaliação do Comitê Olímpico Internacional”.
Plano B
O plano b do
município é expandir o BRT pela zona sul. Seriam implantados em vias nas quais
estão previstas faixas exclusivas para o deslocamento de delegações olímpicas.
As adaptações custariam R$ 7,4 milhões.
Segundo o sindicato
das empresas do setor, o município necessitária de uma frota de 115 ônibus
articulados. As companhias não tem recursos para adquirir os veículos. O tempo
é muito curto para encomendá-los.
Com a possível
mudança, passageiros da Barra da Tijuca não embarcarão no Jardim Oceânico, e
sim na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ou no Jardim de Alah, divisa com
o Leblon. A estação do Jardim Alah não possui estrutura para receber uma
estimativa de 27.800 usuários por dia. A segundo não plano não é tão eficaz
quanto o primeiro.
Foto 1: Surto Olímpico
Foto 2: Portal do Leblon