quinta-feira, 12 de março de 2015

APITO MANIFESTO - 7x1


    Oitavas de Final da Liga dos Campeões da Europa. De um lado, o Chelsea que jogava em seu estádio e tinha a vantagem de um empate em 0x0 para avançar à próxima fase. Do outro, o PSG da dupla de zaga brasileira David Luiz e Thiago Silva, que teria que vencer o jogo ou empatar por mais de um gol para se classificar.

   Veio o empate em 1x1 no tempo normal, gol do PSG marcado por David Luiz. Na prorrogação mais um gol para cada lado. Dessa vez, o gol da classificação anotado por Thiago Silva.

    A dupla de zaga do PSG, foi também na última Copa do Mundo, nossa dupla de defensores pela Seleção. Após o vexame no Mundial, os dois zagueiros passaram a ser contestados pela instabilidade emocional que atrapalhou os seus respectivos desempenhos.

    Dessa vez também houve choro, mas de alegria. Se saíram como heróis de um jogo complicado, pois desde os 31 minutos do 1° tempo, jogavam com um a menos, depois que Ibrahimovic foi expulso por entrada violenta no brasileiro Oscar. 

    A história do jogo poderia ser outra, se o árbitro da partida tivesse visto a cotovelada de David Luiz em Diego Costa, que renderia em sua expulsão. E pelo pênalti cometido por Thiago Silva já na prorrogação, após dar um tapa na bola dentro da área. Hazard cobrou e pôs o Chelsea à frente no placar. O próprio Thiago se redimiu e marcou o gol do empate que eliminou o time inglês.


    Em Munique, também houve jogo de volta válido pelas oitavas de final da "Champions". Bayern de Munique e Shakhtar Donetsk protagonizaram mais um capítulo que nos remete ao vexame da última Copa.

    O elenco do Shakhtar conta com 13 brasileiros e antes da partida o técnico da equipe ucraniana declarou:

 
  "Temos 13 brasileiros no nosso time. Somos provavelmente o time com mais brasileiros na Europa. E há seis campeões do mundo jogando pelo Bayern. Além disso, todos os nossos jovens brasileiros querem provar a eles mesmos e vingar a derrota na Copa do Mundo, quando o Brasil sofreu uma pesada eliminação nas mãos da Alemanha. Seremos heróis se conseguirmos vencê-los e nos classificarmos para a próxima fase".

    E o Bayern que jogou em casa, mostrou mais uma vez porque tem a base da Seleção Campeã do Mundo. O Shakhtar também teve um jogador expulso, após pênalti cometido em Mario Götze. E não teve nem direito a gol de honra. 
    
   O placar foi 7x0.

   Fica claro que o resultado brasileiro na Copa, ainda rende. O problema é que ele rende na Europa e não no próprio "país do futebol". Isso, porque nossos jogadores 'selecionáveis' atuam por lá e fazem sucesso em seus clubes. 

   Isso, porque a exemplo da Seleção Sub-17 que faz uma campanha horrorosa no Sul Americano, os garotos que aqui estão, desejam e sonham somente jogar em um grande clube europeu.

   E a Seleção não é mais sonho, é consequência. 
   
   Enquanto que a CBF e os clubes não fazem absolutamente nada para reverter o quadro das nossas categorias de base. E esperam estes jogadores não terem mais mercado lá fora para serem repatriados já em final de carreira.


Felipe Lavor