quinta-feira, 26 de março de 2015

RELAÇÃO DE PODER: O MOVIMENTO PUNK

        O movimento Punk foi criado na década de 70, surgiu na cidade de Nova York em 1974 quando os frequentadores da casa de shows CBGB e da cena Underground formaram bandas que se opunham ao composto rock progressivo de bandas como Yes, que faziam muito sucesso na época.
        No Reino Unido, principalmente em Londres, o movimento ganhou uma grande versão própria como bandas como Sex Pistols  e The Clash, O surgimento do Punk lá coincidiu com um momento político delicado, com isso, muitas bandas começaram a criticar o governo com as suas músicas.
        Nos anos 80 o gênero deu lugar ao new wave e ao pós-punk como estilos predominante de rock. O movimento punk era oposto ao movimento hippie, ele apoiava a individualidade e a independência.

A banda de punk rock, Ramones, foi a criadora do estilo punk.
Na foto, eles estão no CBGB, um dos lugares em que o movimento punk se originou.



       A banda Britânica Sexy Pistols nasceu em uma loja de roupas. A sex, e seu visual foram criados pela estilista Viviane Westwood, que trouxe de Nova York peças rasgadas, alfinetes, os rebites e os toques eróticos, com isso os punks criaram visuais únicos. Os cabelos curtos dos punkies opunham-se as longas madeixas dos hippies.
       O Punk conseguiu abrir a cabeça dos roqueiros para outros estilos. A banda The Clash pegou elementos do Reggae, a Television usou usou elementos do Jazz e o Blondie usou elementos da disco. Nessa época houve a fusão de rock e reggae, nascendo a Ska. Toda essa vibe originou estilos como hardcore e o Psychobilly.


A banda Sexy Pistols foi uma das mais importantes no movimento Punk, a Rainha
Elizabeth II proibiu que a música chegasse a primeiro lugar na para Britânica.
       O punk era influenciado, principalmente no Reino Unido, pelo movimento situacionistas e por ideaisanarquistas e socialistas, a maioria das pessoas que participavam das bandas eram pessoas pobres que não via futuro com as ações do governo.
       A superpolitizada, The Clash, apoiava os rebeldes do movimento Sandinistas, da Nicarágua. A política do movimento punk era acolhedora, e por isso abriu espaços para as mulheres, algumas entraram e lideraram algumas bandas, os nomes mais importantes são: Patti Smith, Debbie Harry e The Slits. Nem todas as bandas com com meninas tinham discurso feminista.


A banda Punk ,The Slits, era composta por mulheres. O movimento punk abraçou
todos, inclusive as mulheres. 
       A banda Nirvana pode ser considerada uma filha da anarquia, mesmo surgindo muito depois do movimento Punk, o Kurt Cobain (Vocalista do Nirvana), afirmava que sua banda era realmente punk. Ela também foi base dos movimentos RIOT  - GRRL e Queercore, defensores da inclusão de mulheres e gays na música.
       O gênero influenciou muito na literatura e no cinema, ajudando a lançar artistas independentes, como o diretor Derek Jarman. O movimento foi berço das rodas de moshing (conhecido no Brasil como rodinha punk), em que membros políticos se jogam uns contra os outros. Nos anos 80, surgiu a versão só com meninas. 



A banda, Aborto Elétrico, foi a principal banda punk no Brasil. Mais tarde, a banda originou duas grandes bandas da música brasileira que foi a Legião Urbana e a Capital Inicial.
       No final dos anos 70, em plena ditadura, o movimento punk chegou ao Brasil, começou em Brasília e depois migrou para outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Os discos estrangeiros eram difíceis de encontrar, então as bandas gravavam em fitas K7 e compartilhavam.
       Bandas como Aborto Elétrico, Cólera, Olho seco seguiram o estilo e a sonoridade das bandas estranheiras.


Uma pequena homenagem ao movimento Punk!
   


#ACenaVive