quarta-feira, 4 de março de 2015

ESPORTE MANIFESTO: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE JESSE OWENS NAS OLIMPÍADAS DE 36

       De quatro em quatro anos acontece o evento Olímpico em algum país, como todos sabem, a próxima Olimpíada será no ano de 2016 aqui no Brasil, a sede dos Jogos Olímpicos será na cidade do Rio de Janeiro.
       O Adolf Hitler era contra os Jogos Olímpicos de 1936, porém acabou convencido de realizar a Olimpíada para impulsionar a propaganda do Nazismo e a doutrina da supremacia da "raça" ariana. 

Poster das Olimpíadas de 1936 na Alemanha.
       O atleta negro americano, Jesse Owens, ganhou as quatro medalhas de ouro daquela Olimpíada, essas vitórias desmentiram o discurso do Hitler, no qual ele dizia que a "raça" Ariana era superior as outras. O Hitler ficou de fato "em cima do muro", por dentro ele ficou raivoso por um negro ter ganho todas as provas de atletismo, por outro lado ele ficou espantado pela grande habilidade e talento do atleta norte-americano.
        O ditador assistiu as principais provas e jogos da Olimpíada de 1936, ele assistia na tribuna de honra, ao lado de sua família e dos militares de alto pelotão. O Hitler fez questão de parabenizar o Jesse Owens, o que de fato foi uma surpresa para todos.

Jesse Owens no pódio, o norte-americano conquistou todas as medalhas
que disputou nos jogos Olímpicos de 1936 na Alemanha.

       O atleta Jesse Owens foi melhor tratado na Alemanha do que no seu próprio país, os Estados Unidos. O norte-americano corria em seu país como uma espécie de sparring dos atletas brancos, ele só foi a olimpíada em função de ser muitas vezes superior aos atletas de wasp.
       Na própria Alemanha, Jesse Owens, teve o apoio do corredor Lutz Long em táticas de corrida, tanto que ficaram grandes amigos depois das Olimpíadas, inclusive ele recebeu um auxilio financeiro de Lutz Long.

Lutz Long (Esquerda) e Jesse Owens (direita).

       Nessa época, o próprio Estados Unidos vivia sob um regime de segregação racial, o Separat bute equal, que durou formalmente até a assinatura da Lei dos Direitos Civis no ano de 1964.
       Em sua biografia, Jesse Owens, escreveu que o Hitle o parabenizou por sua conquista, enquanto o presidente norte-americano da época, Franklin Delano Roosevelt.
       Quando perguntavam para Jesse Owens sobre frente à máquina alemã, ele reclamava mais do seu país, do racismo nos EUA, de não ter sido recebido pelas autoridades junto com os outros atletas e de viajar separado por ser negro. 

O eterno Jesse Owens.
       No quadro geral de medalhas das Olimpíadas de 1936, a Alemanha terminou em primeiro lugar com 33 medalhas de ouro contra 24 dos Estados Unidos. A imprensa sempre conta essa história de maneira errada a lição que o Jesse Owens deu para o Hitler e para o mundo é que nenhuma "raça" é superior a outra, todos nós somos iguais.


#ACenaVive