Na manhã dessa sexta feira, foram sorteados os duelos das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Segue abaixo uma análise de cada confronto que serão realizados nos dias 14 e 15 de abril. Sendo os jogos da volta nos dias 21 e 22 do mesmo mês.
PSG x Barcelona: O Barça tem uma ligeira vantagem por viver um bom momento em campo, decidir em casa e contar com sua principal estrela Lionel Messi inspirada. Haja visto o último jogo contra o Manchester City, onde o Barcelona encantou a todos com suas jogadas bem trabalhadas que já são costumeiras desde a época em que a camisa 10 pertencia à Ronaldinho Gaúcho. Desde o duelo contra o Rayo Vallecano pelo Campeonato Espanhol, no qual venceu por 6x1, a equipe catalã vem massacrando os adversários dentro e fora de casa. Vencendo o clássico contra o Real Madrid no próximo domingo, a confiança será ainda maior por se isolar na liderança do torneio nacional.
Já o PSG desbancou um dos favoritos ao título, o poderoso Chelsea. E por isso pode voltar a surpreender depois de uma classificação heroica na prorrogação e na casa do adversário. Nesta mesma Champions, as equipes já se enfrentaram na fase de grupos. Em Paris, o PSG derrotou o Barça por 3x2 e na Catalunha, o Barça venceu por 3x1 se tornando líder do grupo. Mas desa vez o PSG vai para a primeira partida decisiva sem dois jogadores de extrema importância, Ibrahimovic e Verrati, ambos suspensos serão os desfalques. Curiosamente o Barcelona também terá um desfalque por suspensão, o lateral Daniel Alves, que já está negociado com o próprio PSG para a próxima temporada.
Atlético de Madrid x Real Madrid: A reedição da final da última Champions vem com um Atlético inferior tecnicamente em relação ao da temporada passada. Mas a raça e garra do time continuam a mesma. E é nesse quesito que o Real pode se complicar, já que nos jogos contra Villarreal e Bilbao pelo Campeonato Espanhol, a equipe comandada por Carlo Ancelotti foi apática em campo e saiu com apenas 1 ponto dos 6 disputados. O Real tem mais time que o Atlético, porém o técnico Diego Simeone sabe como parar o ataque galático, prova disso é que após a final da Liga dos Campeões ano passado, Atlético e Real já se enfrentaram seis vezes e o Atlético venceu em cinco oportunidades, além de um empate. Vale destacar que a última dessas vitórias foi pelo placar de 4x0 no estádio Vicent Calderón no mês passado. Melhor o Real abrir o olho!
Porto x Bayern de Munique: O Bayern tem sido o time com melhor aproveitamento nos sorteios da Champions. Tanto, que vem de vitória por 7x0 contra o Shakhtar, e dessa vez enfrentará o time mais "fraco" dessas quartas de final. Com todo respeito ao Porto que tem uma torcida fanática no Estádio do Dragão, mas o Bayern é favorito absoluto nos dois jogos. Pep Guardiola é um treinador fantástico de uma equipe fantástica. O Porto deve sair para o jogo em busca de um resultado positivo. Mas os alemães tem Robben e Ribery nos contra ataques, além do artilheiro Lewandowski. No retrospecto, as duas equipes já se enfrentaram duas vezes em quartas de finais da Champions, em 91 e 2000, com o Bayern sempre levando a melhor. Dessa vez não será diferente.
Juventus x Monaco: A equipe de Turim é franca favorita à classificação para próxima fase. Tevez está no melhor momento de sua carreira, municiado por Pogba e o experiente Pirlo. O trio tem tudo para brilhar neste duelo. Além de ter mais time, a Juve já foi apontada pelo treinador do Monaco, Leonardo Jardim, como favorita para o confronto. O destaque da equipe francesa é o também experiente atacante Berbatov que terá de encarar a forte marcação do zagueiro Chiellini, famoso por ter tomado uma mordida do atacante Suarez na última Copa do Mundo. Juventus tem tudo pra passar!
E os seus favoritos, quais são?
Felipe Lavor