“Não conheço ninguém que tenha votado em Dilma. Como ela pode ter sido eleita?” Tal pergunta, frequente nas redes sociais, animou 2,5 mil pessoas a irem à rua pedir o impeachment da recém-reeleita e, em alguns casos, defender a volta da ditadura militar.
Agora perguntados sobre quem assumiria caso houvesse o ‘impeachment’, os jovens não sabiam responder quiçá considero que não sabem o que é uma ditadura, então decidir fazer uma analogia através do filme que todos estão assistindo ‘Jogos Vorazes’.
Jogos Vorazes foi baseado no livro de Suzana Collins que segundo ela é como uma cocha feita com vários retalhos, misturando várias referencias. Teve inspiração com base no mito Teseu e o Minotauro. Além da clara alusão aos 24 tributos indo para a arena, uma punição para os distritos..., de acordo com a própria Suzanne, a protagonista da série, Katniss, é como um Teseu futurista, mas não termina aí, Suzanne Collins também encontrou bases na Roma Antiga.
Preste atenção em alguns trechos retirados do Wikipédia sobre gladiadores (escravos obrigados a lutar): "eles se enfrentavam para entreter o público", "só terminava quando um deles morria" e "faziam parte da política pão e circo". E, para quem não sabe, foi da política do pão e circo que surgiu o nome do "país" onde tudo acontece, Panem. "Pão e circo" vem do latim "panem et circenses"* (ou "panis et circenses").
Concluindo caro leitor, Jogos Vorazes é a maneira mais literal de explicar uma ditadura, onde um governo autoritário fatura em cima do povo, onde as desigualdades sociais são latentes, onde a violência e censura impera e aqueles que não segue as ordens da capital são mortos e torturados, a mídia como meio de manipulação.
Espero que tenhas aprendido com distrito 13 que são revolucionários em prol da democracia, saiba que se a ditadura voltar a internet será censurada, adeus Whatsapp, instagram e todas essas redes sociais e inclusive textos como esse com certeza me levaria para a sala de tortura.