quinta-feira, 27 de novembro de 2014

NOSTALGIA MANIFESTA: MALHAÇÃO E AS MELHORES TEMPORADAS DE TODOS OS TEMPOS




   Qualquer pessoa com o mínimo de interesse televisivo já assistiu ou sabe o que é Malhação. Uma novela, com traços de seriado, voltado ao público jovem. Incluindo história de amor e debatendo temas polêmicos que são protagonizados por adolescentes. A sua estreia se deu no dia 24 de abril de 1995. Com um total de vinte e duas temporadas, a novela teen se consagra pelos seus quase vinte anos de duração. De fato, o sucesso de temporadas anteriores, não se repetem atualmente. A coluna "Nostalgia Manifesta" fez um top five, com as melhores temporadas de malhação
  • 5º Lugar: Malhação 1995


   Não podia ficar de fora, o início de tudo, pois se não fosse por essa temporada, não existiria nenhuma outra.


   A primeira temporada, estreou com a missão de catapultar os índices de audiência da novelas das seis, que na ocasião, tratava-se de Irmãos coragem. A Rede Globo, não sabia o que fazer com o folhetim das seis que vivia uma situação difícil, o curioso é que os pontos dados por Irmãos coragem, na época, eram em torno dos 30. Hoje em dia, se uma novela das seis marcar essa média, é tida com um sucesso. Malhação estreou e correspondeu às expectativas da emissora, Irmãos coragem foi catapultado de 31 pontos para 38.


   O cenário da primeira temporada era uma fictícia academia de ginástica. Héricles (Danton Mello) é um rapaz ingênuo do interior que vai para o Rio de Janeiro e acaba arranjando um emprego na academia, onde conhece Isabella (Julianna Martins), uma linda bailarina. Os dois formam o par romântico da temporada.


   Paula (Silvia Pfeiffer) é a dona da Academia Malhação, e sofre nas mãos dos filhos adolescentes, Fabinho (Bruno de Lucca) e Luiza (Fernanda Rodrigues). Luiza é apaixonada por Dado (Cláudio Heinrich), o professor de artes marciais da academia. No entanto, ele a vê apenas como uma criança. Já Fabinho, começa a mostrar os primeiros sinais da puberdade e se mete em muitas confusões com seu amigo Bróduei (Fabiano Miranda), trabalhador na cantina da academia.

   Destaque para o personagem Mocotó (André Marques), fazendo tanto sucesso, que permaneceu até 1999 no programa.


   Os polêmicos temas abordados nessa temporada, foram racismo, prevenção à AIDS, virgindade masculina, direitos e deveres de cada cidadão, gravidez na adolescência, brigas de gangues, pais separados, uso de anabolizantes, tabagismo e muitos outros temas sócio-educativos

  • 4° Lugar: Malhação 1999



   Após mais de quatro anos no ar, o programa vinha sofrendo com desgaste. A Rede Globo contratou Ricardo Waddington, o mesmo diretor de Avenida Brasil, para dirigir a atração. No dia 18 de outubro de 1999 iniciou-se uma nova temporada, toda reformulada. Tudo mudou, o elenco, o cenário de um colégio chamado "Múltipla escolha" foi implantado. Até a música de abertura mudou, deixando Lulu Santos e partindo para Charlie Brown Jr..


   Uma filial de um dos melhores colégios da cidade é instalada onde funcionava a Academia Malhação: o Múltipla Escolha. Com novo cenário, a série também estréia o Guacamole, o bar mexicano que dará origem ao Gigabyte. A protagonista Tatiana (Priscilla Fantin) disputa o amor de Rodrigo ( Mário Frias) com Érica (Samara Felippo), sua amiga de infância, agora, portadora do vírus HIV, que causa AIDS. Uma história emocionante que marcou a virada de Malhação em um novo formato. essa temporada abordou os seguintes temas: miséria, drogas, racismo, sexo, crise financeira, insegurança, aborto.


   Destaque para Lília Cabral, que roubava a cena na época interpretando a mãe da protagonista Tatiana.
  • 3° Lugar- Malhação 2004



   No dia 19 de janeiro de 2004, estreava a temporada que viria a ser futuramente a mais assistida de todas. Com média geral de 32 pontos, chegou a bater o recorde de audiência e marcar 42 pontos.


   A temporada conta a história de amor de Gustavo (Guilherme Berengher) e Letícia (Juliana Didone). O rapaz, bad boy rico e inconseqüente, se envolve numa brincadeira que culminou com o acidente do jovem Fabrício (Pedro Nercessian) num estaleiro. Por ter como defensor seu pai, um dos melhores advogados do país, é condenado apenas a prestar serviços comunitários. Quem vai parar atrás das grades é Cadu (Bruno Ferrari), irmão de Letícia. Ela é o oposto de Gustavo: de família pobre, é madura e tem preocupações sociais. Os dois vivem feito cão e gato e sofrem com as armações de Catraca (João Velho) e Natasha (Marjorie Estiano), companheiros de Gustavo na Vagabanda, uma banda de pop rock iniciante. Já o Colégio Múltipla Escolha ganha novos ambientes, como uma nova cantina, um deck, uma biblioteca e uma quadra poliesportiva.
  

   Destaque para Marjorie Estiano, que se lançava somente como atriz e cantora, dando um absoluto show.

  • 4º Lugar - Malhação 2008



   Após sofrer com inúmeras temporadas fracas, a décima quinta temporada, foi adiantada para estrear em outubro, fato que só ocorreu em 1999. Todas as temporadas, até então, estreavam no início do ano. Um concurso no Caldeirão do Huck foi feito para selecionarem novos atores, que trabalhariam na trama, revelando Caio Castro.


   Novamente a trama foi reformulada, agora a trilha sonora ficava na conta da banda "Restart", o colégio "Múltipla Escolha" se fundiu com o "Ernestro Ribeiro". Muitos alunos moravam no colégio.


   No início da temporada, o foco é a história de amor de Angelina (Sophie Charlotte) e Gustavo (Rafael Almeida), que sofrem para ficar juntos pois o namoro não é bem visto pela família rica de Gustavo, pois Angelina é de família mais pobre. Quem também atrapalha o romance é a mimada Débora (Natália Dill), que conta com a ajuda da bff Yasmin (Marian Rios), namorada de Peralta (Jonatas Faro). Durante a trama, surgem as bandas rivais The Banda, um grupo de rock criado por Gustavo e Angelina, e a banda de pop Faniquito, que tinha Débora como vocalista, mas, na verdade, quem cantava era a amiga Yasmin. Mais pra frente, Angelina começa a namorar Bruno (Caio Castro) e eles precisam lidar com uma gravidez inesperada.


   O destaque desta temporada, não podia deixar de ser, ficou por conta de Nathália Dill. O seu talento e segurança interpretando foi tamanho, que mal acabou a temporada, a atriz foi convidada para protagonizar a novela das seis, "Paraíso".

  • 1° Lugar - Malhação 2002



   No primeiríssimo lugar deixamos a nona temporada de Malhação. Chegando a marcar 35 pontos, o enredo da trama era perfeito, contando com um elenco de primeira: Juliana Silveira, Henri Castelli, Bárbara Borges, Cauã Reymond, Sérgio Hongjakoff. Fica até difícil eleger apenas um destaque.


   A trama de 2002 gira em torno de um tema forte: erro médico. As famílias Miranda e Rodrigues formarão dois núcleos tendo Pedro e Júlia como protagonistas. Pedro é filho de César Rodrigues, um esportista nato que sofrerá de um erro de um médico imprudente que virará sua vida de cabeça pra baixo. O médico é ninguém menos que Dr. Otávio, o pai de Júlia. Quem também tirou o sono de muita gente foi a vilã Thaíssa e a amiga fura olho Bebel. Outro personagem inesquecível nesta temporada foi o boa pinta Maumau



   A temporada não foi a mais assistida, porém o seu sucesso é atualmente reprisado pelo canal Viva. Dava gosto de ver.