terça-feira, 11 de novembro de 2014

ECONOMIA PELO MUNDO: A CHINA QUER MENOS TRAVAS E MAIS COMÉRCIO







       

        O presidente chinês, Xi Jinping, conseguiu nesta terça-feira o apoio dos sócios no Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) para iniciar um "mapa do caminho" com o objetivo de criar uma zona de livre comércio na região Ásia-Pacífico (FTAAP).
Xi pediu aos sócios que "façam avançar com determinação o FTAAP, definindo claramente os objetivos, a direção e o mapa do caminho e transformar o desejo em realidade o mais rápido possível".

        Muitos consideram o empenho da China de ampliar a área de livre comércio um interesse em diluir a influência dos Estados Unidos em uma região na qual Pequim tem cada vez mais força, graças ao impulso de segunda economia mundial e sua posição de 'banco' do mundo. 
        O anfitrião da cúpula deixou de lado o restante para demonstrar o poderio do regime comunista-capitalista chinês, com um cenário cinematográfico, a construção de edifícios e HOTÉIS PARA a ocasião, tentando minimizar as múltiplas divergências territoriais que prejudicam as relações com alguns de seus vizinhos para que o encontro fosse um sucesso.       
        Armados com uma pá, a nota simpática desta terça-feira, os chefes de Estado e Governo plantaram 21 árvores na área do centro de convenções às margens do lago Yanqi, ao norte de Pequim.