sábado, 29 de novembro de 2014

CULTURA MANIFESTA ENTREVISTA : MC VIDAL


Mc Vidal 
    A Cultura Manifesta no mesmo ritmo das entrevistas passeia pelo mundo do rap. Dando voz a Mc Vidal , vamos iniciando o trabalho desta semana . Davi Silva , 20 anos , Vidal . Detentor de alguns prêmios na área , vem fazendo seu nome através de suas rimas nas batalhas . Dê uma  olhada na entrevista e acompanhe o trabalho . 


Nome artístico e oficial, idade.

Artístico: Vidal
Oficial: Davi Silva, 20 anos.

Conte em breves palavras quem é Vidal.

Carioca, eclético, viciado em leitura, e não diria amante da cultura, mas fiel assíduo ao hip-hop, principalmente nas vertentes do grafite e do rap. Acredito que adjetivos não mensurariam como me faz bem poder me expressar seja visualmente ou verbalmente...

Qual mensagem quer passar ao público que te ouve nos palcos?

Se fosse resumir em uma palavra diria “mudanças”. Tenho uma dupla com um grande amigo Lius D, cujo nome se intitula SINAPSE RJ, o nome vem do significado dos impulsos nervosos que estimulam todas ações de um ser.Nada mais, nada menos isso resume a vida e nossos versos, impulsos e inclinações pro bem ou mau, citações sobre a balança do livre arbítrio, passando assim algo que se aplique à massa. Acreditamos que ser formador de opinião é tão arriscado quanto um médico com um bisturi em mãos fazendo uma cirurgia, nesse caso mental e espiritual, no qual qualquer ideia errada, pode causar grandes estragos. Até por isso buscamos ler e escrever sobre assuntos repercutidos na atualidade e atemporais.Nos esforçamos para passar aquilo que gostaríamos de ouvir e ver num âmbito geral, seja com tom de sermão ou ironia, juntamente a um posicionamento social.
"Sobre música, já adianto que nesse ano de 2015 que já bate a nossa porta daremos início a algo que acreditamos ser sólido pra pôr na praça fisicamente. “Já sobre batalhas, minha tática é responder o que me dizem, seja apoiando ou criticando... já dizia Sun Tzu em a arte da guerra: "O melhor ataque é a defesa”! A plateia observa e absorve de uma forma muito positiva, pois reconhece que realmente foi improviso quem fez a ponte e concluiu algo que outra pessoa disse.Assim como uma fábula tem sua moral, ou um texto tem início, meio e fim... Quem responde bem... É bom nessa arte! 

Você já ganhou alguns prêmios. Acredita que no Brasil, hoje é difícil viver da arte?

Sim, já participei e me sangrei campeão em edições de competições de rima como no Méier, Penha, Bonsucesso, Leme, Jacaré... Contudo almejo chegar no Duelo nacional e a Liga de MC's que ocorrem 1 vez por ano e são títulos bem expressivos nesse meio de duelos de rimas.Já respondendo a segunda pergunta, ser difícil é questão de ponto de vista... porque tudo que tem motivação autônoma e fora do que a sociedade prega como o emprego dos sonhos gera conflitos. Já vi pessoas boas desistirem, porém não se torna difícil se você tem confiança no que faz e se dedica um pouco todos os dias a isso, vai dar certo! Vejo como uma receita, use a criatividade pois o que não faltará são degustadores da sua arte. Repito... vai dá certo!  Se você duvida já tem algo errado, reavalie-se. Sem contar que essa geração não tem do que reclamar, a tecnologia e velocidade de propagação de informação são facilitadores gigantes para novos talentos.

Como vê os rappers/ mc 's que estão disputando com você nas batalhas?

Tanto quanto observador como personagem, vejo alguns clichês de estética, conotação sexual e apologia, quem foge disso aos meus olhos já é diferenciado! No mais, acredito que batalhas são uma gangorra de altos e baixos, em um momento você pode ir no céu, no outro visitar o plano de baixo muito rápido, em resumo é um MMA de palavras, em que nem sempre o melhor MC vence, mas há remanescentes que são resistentes  e abraçam a ideologia até o fim ganhando ou perdendo sem apelação.Me espelho nisso, conhecimento com humor. E digo mais, o cenário carioca tem pessoas esforçadas e com potencial grande que ainda estão no anonimato, mas logo menos irão conquistar coisas grandiosas. Pode anotar isso, não sou vidente, muito menos médium, mas é algo claro como sol que raia após a noite.

O que passa na sua mente na hora de improvisar uma rima?

Infinitas possibilidades irmão, organizá-las que faz parte da prática. Vejo como um letreiro similar aqueles dos filmes em que as letras vêm descendo na tela, só que em uma velocidade absurda... E no que dizem que só usamos 10% de nossas mentes, diria que bons rimadores usam muitooo mais que isso.

Qual / quais suas influências musicais?

MPB e RAP, sem dúvidas. Já a alguns séculos me arrisco a dizer, são os estilos mais ricos em escrita e ideia passada ao ouvinte. Ex: Legião Urbana, Cazuza, Raul Seixas, Racionais Mcs, Marechal, Emicida, Kamau, Parteum, Amiri, Napalm, Shawlin entre muitos outros...

Acredita que houve alguma mudança social com os acontecimentos políticos?

Por mais que muitos brasileiros aleguem inércia de mudança, a mudança é inevitável, ela acontece todos os dias, mesmo que a passos lentos, mas ela ocorre! O que nunca entendi é o discurso em que julgamos nossos problemas como grandes mazelas e únicas, mas não justificando erro por erro, outros países sofrem dos mesmos males ou piores. Nesse quesito acredito que a perfeição é uma utopia, sempre terá algo a reivindicar e melhorar... Portanto não só reclame, faça! Direita e esquerda é mais que um conceito de direção...

 Há representantes do meio que criticam alguns rappers/mc 's, que fazem sucesso hoje em dia, por abordarem temas que fogem dos problemas sociais como: amor e ostentação. Como você vê essa questão?

Acredito que em alguns casos muitos lutam contra o preconceito, mas são preconceituosos! Não existe regra pra criatividade. O que deve existir é o bom senso de falar o que pensa, mas tendo ciência do peso da ignorância à epifania, seja por devaneio ou lucidez, toda ideia é um lampejo de genialidade. Agora se vai ser bem aceita ou não, ai já são outros quinhentos, já dizia grande Gabriel Pensador: “Cada um vê uma forma o mesmo ponto de interrogação”.

 Uma frase ou citação que descreve você e o seu trabalho.

"Entendo que poesia é negócio de grande responsabilidade, e não considero honesto rotular-se de poeta quem apenas verseje por dor-de-cotovelo, falta de dinheiro ou momentânea tomada de contato com as forças líricas do mundo, sem se entregar aos trabalhos cotidianos e secretos da técnica, da leitura, da contemplação e mesmo da ação."
(Carlos Drummond de Andrade)

Qual seu maior sonho?

Imortalizar meus versos, tendo a única certeza que a carne padecerá ao tempo e um dia não mais estarei aqui, mas minha ideia perpetuara gerações.

Qual recado mandaria aos leitores?

Fuja dos padrões. Não tenha medo de se arriscar e deixa o depois pra depois.


Vidal , Lius D. e Mc Marechal














  Acompanhe algumas arte nesta página: https://www.flickr.com/photos/vida94/
E sobre música guarde o nome SINAPSE RJ, estamos fechando uma identidade visual forte,página e canal, single, EP e etc... Em breve, Permita-se ouvir e ver!