segunda-feira, 22 de junho de 2015

Brasis


Como diz a música do cantor Seu Jorge:

"Tem um Brasil que é próspero
outro não muda
Um Brasil que investe
outro que suga"

E este final de semana foi de mudanças, investimentos e quem sabe um futuro próspero?

Tudo começou na madrugada de sábado, quando a seleção sub 20 foi derrotada pela sérvia por 2x1 na prorrogação, em jogo válido pela Copa do Mundo da categoria.

Mesmo jogando melhor, a seleção acabou sendo derrotada ao tomar um gol no último minuto da prorrogação. Mas nada que abale a confiança de garotos com um futuro muito promissor. Destaques da competição, usando a amarelinha, foram o zagueiro Marlon (Fluminense), os laterais João Pedro (Palmeiras) e Jorge (Flamengo), o meia e capitão Danilo (Ex Vasco) e os meia atacantes Andreas Pereira (Manchester United) e Gabriel Jesus (Palmeiras).

Uma seleção que em 1 mês de competição, sofreu apenas na partida contra Portugal, que foi visivelmente melhor durante o jogo. Mas o Brasil levou para os pênaltis e conseguiu a classificação para a fase seguinte.

Um contra ponto que une a seleção profissional que disputa a Copa América atualmente e a Seleção Sub 20, é que no Mundial sub 20 de 2011, a seleção se tornou campeã sem o craque daquele time: Neymar. E mesmo pode acontecer com o time de Dunga.

Aliás, em 2011, aquele time sub 20 tinha muitos nomes até então pouco conhecidos, alguns vingaram e outros nem tanto. Veja a lista de alguns jogadores que lá estavam.



Em pé, da esquerda para a direita:

Gabriel (goleiro): está na reserva do Milan, da Itália, com 22 anos e ainda é considerado uma aposta por lá.

Bruno Uvini: Pertence ao Napoli, mas não deve ser aproveitado pelo clube.

William José: Atuou uma vez pelo time principal do Real Madrid, mas foi aproveitado mesmo no Real Madrid B e atualmente está no Zaragoza.

Danilo: Se destacou pelo Porto, de Portugal e foi contratado para a próxima temporada pelo Real Madrid. Também foi convocado por Dunga para a disputa da Copa América, porém após uma lesão, acabou sendo cortado.

Juan Jesus: É titular da Inter de Milão, na Itália e já teve uma convocação para a seleção principal.

Casemiro: É jogador do Real Madrid, na última temporada foi emprestado ao Porto, onde fez uma grande temporada que lhe rendeu uma convocação para a Copa América. O Real Madrid já pediu o retorno do jogador, que deve atuar mais vezes pelo clube merengue.

Agachados da esquerda para a direita:

Fernando: É titular do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e disputou a última Copa das Confederações pela seleção principal. Porém depois que Dunga assumiu o comando, não foi mais convocado.

Gabriel Silva: O lateral é jogador da Udinese, da Itália, não se firmou e foi emprestado ao Watford, da Inglaterra, para disputar a Premier League.

Alan Patrick: Teve uma passagem rápida pelo Palmeiras no início do ano, mas acertou recentemente com o Flamengo, onde fez sua estreia no último sábado.

Philippe Coutinho e Oscar: O primeiro foi convocado por Dunga para a disputa da Copa América, o segundo também seria, se não fosse uma lesão. Ambos fizeram grandes temporadas por Liverpool e Chelsea, e foram, sem dúvidas, os jogadores desta seleção que mais se destacaram no cenário do futebol internacional.

Um dos jogadores que também estava nesse elenco sub 20, era o meia atacante Negueba.

E ele foi protagonista de um episódio constrangedor neste fim de semana.

A mulher do jogador, Nathalia Oliveira, publicou no instagram, que o mau rendimento de Negueba no Coritiba, deve-se às noitadas e bebidas. Ela marcou na publicação, várias torcidas organizadas do clube e após pedidos de amigos, retirou a publicação do ar.

Palavras de Nathalia:

"Enquanto estão todos aí orando e apoiando o time para não descer, o Negueba e alguns jogadores estão bebendo e enchendo a cara nesse exato momento. Isso sim é preocupação com o Coritiba . É para a torcida conhecer quem é o Negueba e ver que não mudou nada desde quando ele jogava no Flamengo . E é por causa da bebida que ele está uma m..... Esse daí tem que cair muito na vida ainda para aprender".

Por intermédio da assessoria de imprensa, Negueba negou que esteja cometendo atos indisciplinares. O texto diz: "As acusações feitas pela Nathalia Oliveira não são verdadeiras e não vão me abalar. Sou um cara do bem, tenho um enorme carinho e respeito pela minha ex-namorada e desejo tudo de bom para ela".


Enquanto isso no Chile, a seleção principal segue firme na Copa América e enfrentará o Paraguai pelas quartas de finais da competição. Se não temos Neymar, podemos confiar em dois jogadores que chamaram a responsabilidade na partida deste domingo contra a Venezuela, William e Robinho. Os dois pontas, mostraram com muito habilidade, que o Brasil pode jogar leve, com triangulações e sempre em jogadas verticais, com direção ao gol. É favorito contra o Paraguai e deve passar para as semifinais.

Imagens: 1 - Folha metro, 2 - Fox Sports, 3 - Photobuckt, 4 - GlbImg   22/06/15
Coluna: Apito Manifesto   Autor: Felipe Lavor