sexta-feira, 5 de junho de 2015

" O SHOW DE TRUMAN " E SUAS TEORIAS


Tema de debates e até de conclusão de curso, o filme " O show de Truman " estrelado por Jim Carrey é relacionado nas aulas de comunicação social de diversas universidades por principalmente abordar o tema no qual se faz presente cada vez mais diante de nós.

Nos 103 minutos de ficção e drama que o  longa apresenta você comprova o poder que a mídia tem sobre as pessoas e como ela nos age de forma abrupta na consciência do telespectador no dia a dia. Por diversos momentos do filme é possível observar as várias teorias da comunicação.

UM BREVE RESUMO

Truman Burbank é monitorado por câmeras e por milhões de telespectadores ao redor do mundo desde o  ventre de sua mãe e consequentemente sendo o primeiro a ser adotado por uma emissora de TV, morando em uma cidade fictícia construída pela emissora, Truman trabalha como corretor de seguros tem um amigo de longa data e uma bela esposa, mas uma sequência de erros por parte da produção aguça a curiosidade de Truman o que faz com que ele junte as peças e se questione, sob a direção de Christof  ( Ed Harris ), Truman que tem em si próprio o espírito de desbravador desde à infância tem suas barreiras impostas pelo diretor em forma de traumas que ele possuía desde criança fazendo com que ele reside dentro dos estúdios. Mas uma paixão momentânea por uma das figurantes e seu sumiço repentino faz com que sua permanência no reality fique por um fio.
Em quanto isso do lado de fora os milhões de telespectadores que seguem religiosamente o programa  torcendo pela saída de Truman ou pela permanência dele. 

TEORIA DA MATEMÁTICA DA COMUNICAÇÃO

Criada por Claude Shannon tem como base delinear uma comunicação composta com componentes específicos: EMISSOR > MENSAGEM > RECEPTOR.

Ela esta presente em 100% do filme que mostra a informação nascendo dentro do estúdio passando pelo meio de comunicação no caso o televisor e chegando ao seu destino que é o telespectador.



MODELO SEMIÓTICO INFORMACIONAL

 Essa é muito fácil !Através de códigos ou imagens as mensagens são transmitidas para o destinatário, ou seja você, essa teoria é apresentada em diversos momentos quando Truman anda pela cidade cenográfica.



TEORIA DAS COMUNICAÇÕES DE MASSA 

Transmitir disseminar (espalhar ) e informar as mensagens para o maior número de pessoas caracteriza-se como teoria da comunicação de massa, ela é vista no filme quando Christof o diretor do programa concede entrevista para um canal de TV e na chamada pode-se ver flashs do programa atingindo multidões essa teoria é capaz de influenciar ativamente nas formação das pessoas e até sistemas, bom o filme todo é baseado nessa teoria.



MEIO É A MENSAGEM 

A maneira como e onde você assistiu o filme já ajuda a entender melhor essa máxima , para quem assistiu em sala de aula recebeu um tipo de informação ou seja a mensagem de uma certa forma, mas se você assistir " O Show de Truman " no conforto de seu lar ou com o o som e imagem com a qualidade de um cinema pode ter certeza que sua concepção sobre o filme será mais apurada (embora haja o ruídos dos dentes triturando as pipocas), pois o meio é a mensagem, parece coisa de maluco né? Mas analisando afundo tudo faz sentido.



TEORIA DA AGULHA HIPODÉRMICA 

Sugere que todos meios de comunicações são meios que manipulam o telespectador ou ouvinte, em geral a população, nela as mensagens são tão poderosas que possuem forças o suficientes para mudar o seu modo de comer beber e se vestir, no filme isso se torna notório em dos telespectadores que chegar a dormir na banheira aguardando a transmissão recomeçar mostrando assim sua vulnerabilidade e dependência . Ela recebe esse nome porque age na pessoa como se a mídia aplica-se oque ela bem quisesse no indivíduo.

Essas foram as principais teorias apresentadas no filme " O show de Truman  " mas a principal quem mostra é o próprio Truman e que conflita com todas aqui apresentadas, assista.

Imagens: internet - 05/06/2015

Coluna: CineManifesto   Autor: Rodrigo dos Santos