quarta-feira, 29 de julho de 2015

34 anos do casamentos de Lady Di

29/07/15
Coluna: Aconteceu   Autor: Marcos Furtado

Hoje é 29 de julho de 2015 e há 34 anos acontecera o casamento de Carlos (Charles), Príncipe de Gales e Diane Spencer, Lady Di. Realizado na Catedral de Saint Paul em Londres, em uma quarta-feira. A cerimônia contou com 3.500 convidados e foi assistida por aproximadamente um bilhão de pessoas em todo mundo pela televisão.


Após inúmeras aparições de Diana e Charles juntos, o tablóide The Sun escreveu que um novo romance real tinha tido início. E, no dia 6 de fevereiro de 1981, em um encontro com a futura lady no Castelo de Windsor o príncipe a teria pedido em casamento.


Mas o conto de fadas deu muito o que falar antes mesmo de acontecer. Segundo uma biografia não autorizada, Charles: Heart of a King, escrita por Catherine Mayer, o noivo teria mudado de ideia sobre o casamento após descobrir que a noiva não era "a menina do interior alegre que ele tinha pensado".

Já Andrew Morton, biógrafo de Diana, revelou o desinteresse da então plebeia no casamento. “Eu não posso me casar com ele, eu não posso fazer isso. Isso é absolutamente inacreditável”, teria afirmado Lady Di para as irmãs, que disseram a ela para não desistir uma vez que seu rosto estava “estampado nos panos de prato”.


Na semana que antecedeu a cerimônia, a futura princesa assistiu a uma partida de pólo em que Carlos estava jogando. Na arquibancada pode ser percebido o choro de Diana, conforme é contado em registros. Isso teria acontecido pouco depois de descobrir que o herdeiro da realeza planejava entregar o bracelete a Camilla Parker, hoje sua mulher. Mas nada foi suficiente para impedir a união.



O vestido da noiva encomendado pelo palácio de Buckingham, foi desenhado por David Emanuel e Isabel Emanuel. A Tiara Spencer de ouro, com diamantes colocados em prata foi usada pela princesa.


Com o casamento, Diana passou a ter o título de princesa de Gales. Mas por suas ações filantrópicas, entre elas campanhas contra minas terrestres e combate à AIDS, a Lady Di é lembrada até hoje como a eterna princesa do povo.

Imagens: Internet