quinta-feira, 30 de julho de 2015

Briga de gente grande

30/07/15
Coluna: Esporte Manifesto   Autora: Bruna Rafaela

O MMA (MixedMartialArts) está em alta e isto não é mais novidade para ninguém. O UFC (UltimateFightChampionship) que é a organização mais conhecida como organizadora das lutas foi criada nos EUA em 1993. O esporte foi promovido como uma competição para determinar a arte marcial mais eficaz em situações de combate desarmado. Os lutadores do UFC começaram a se transformar em atletas completos, com habilidade em diversas lutas, tais como: jiujitsu, muaythai, judô, karatê, boxe e capoeira.

Existem 3 formas de conseguir a vitória neste esporte; por nocaute, onde o lutador nocauteia seu adversário; por finalização, onde o lutador força seu adversário a desistir da luta ou por decisão dos juízes, que apuram ao fim dos rounds a pontuação de cada atleta. O UFC tem classes de peso que variam de 57 até 120 kg, são elas: Peso Galo, Peso Pena, Peso Leve, Peso meio-médio, Peso médio, Peso meio-pesado, Peso Pesado, Peso Superpesado.

Uma das grandes representa-ções do esporte é o OCTÓGONO, medindo 750 m² foi criado para assegurar a segurança dos lutadores. Possui paredes e superfícies almofadadas, além de ângulos que evitam que os lutadores fiquem presos em um canto sem saída.

Cada vez ganhando mais destaque e autonomia no esporte, estão elas, as mulheres é claro! Estas grandes lutadoras mostram na íntegra do ringue que o rótulo de “sexo frágil” já virou história da carochinha. As moças lutam com garra e pra valer, não têm medo de desafiar suas oponentes. Dentre as diversas estrelas do UFC estão duas que tem causado um verdadeiro alvoroço nos porões do Octógono. Ronda Rouseye Bethe Correia se enfrentam no UFC 190 no dia 1ºde agosto.


O evento que acontecerá no HSBC ARENA será marcado pela disputa do cinturão de peso-galo feminino, atualmente pertencente a Ronda. Contudo, Bethe tem feito muita campanha na internet para disputar o mesmo. Após derrotar duas companheiras da equipe de Ronda, a brasileira se mostra confiante e alerta: “Rousey será nocauteada e se arrependerá de vir lutar em minha casa, mostrarei a ela o que é um soco pesado”. Rousey por sua vez, ponderou seu desejo de vingar suas amigas vencendo a brasileira em seu próprio país, deixando-a envergonhada.

Rousey que já foi elogiada até pelo campeão Mike Tison está invicta com 11 vitórias, por sua vez, Bethe que até poucos anos não lutava, mostra-se como uma verdadeira ascensão do MMA. Para PatrickyPitbull, sua preparação é um dos diferenciais e nenhuma mulher treina como ela, sua força de vontade é impressionante, diz ele.


Após muitas farpas trocadas e olhares que colocariam medo em qualquer valentão, resta-nos aguardar os ponteiros do relógio e preparar os pulmões para perder o fôlego neste combate que promete vir com tudo, trazendo momentos de intensos golpes e emoções.

Fonte: