domingo, 16 de agosto de 2015

Segunda Tela: O que podemos esperar de Xuxa na Record?

16/08/15
Por Jean Pierry Leonardo

Nesta segunda feira (17) acontece a tão esperada estreia de Xuxa na “Rede Record”. Maior contratação do ano na Televisão brasileira, a loira terá a oportunidade de ter um programa ao vivo, toda segunda feira, às 22h30, ocupando o espaço que por décadas foi da “gracinha” Hebe Camargo. Bom, se a ideia é seguir os passos da Dama da TV, só o tempo dirá, mas a verdade é que a “Rainha dos Baixinhos” vem se inspirando numa outra loira famosa para sua atração. Na americana Ellen Degeneres.


Ellen Degeneres: inspiração para novo programa da Xuxa
Foto: Divulgação

Para quem não conhece, Degeneres é atualmente uma das maiores e melhores apresentadoras dos EUA. Dona de um talk-show que leva seu próprio nome ela é uma verdadeira comunicadora, dona de um humor peculiar e muito popular. Querida entre boa parte das celebridades de Hollywood. Ainda que aqui no Brasil não tenhamos uma Los Angeles para chamar de sua, também temos nossas estrelas. Mas porque se inspirar em Ellen? A perspectiva que a Record apresentou para Xuxa e que ela mesma quis mostrar em seu “Xuxa Meneghel” – nome do programa – é justamente um lado mais despojado, focado no público mais adulto, natural e diferente de tudo aquilo que ela já fazia e fez por quase 30 anos na “Rede Globo”. Todo artista precisa de liberdade criativa e isso, há um bom tempo, já não fazia parte do “abcdário” da estrela na emissora dos irmãos Marinho, que limitavam seu trabalho.

Xuxa terá mais liberdade para trabalhar na Rede Record
Foto: Divulgação



Cercada de muitas expectativas, suspense e mistério, a estréia de Xuxa vai capitalizar todos os holofotes. Seus “baixinhos” estarão presentes, no Recnov (estúdio da Record no Rio de Janeiro), e também em casa. Seu séquito de fãs a segue por onde quer que vá. Mas algo já vem sendo questionado por alguns jornalistas, e talvez, possa ser um tiro no pé da Rainha. A emissora comprou o formato do programa de Ellen, bem como Xuxa teve a possibilidade de conhecer um pouco da produção e formatação da atração americana “in loco”, e por isso mesmo voltaram cheio de ideias até chegarem no produto final, que poderemos ver amanhã. Entretanto, a ideia de fazer de Xuxa a “Ellen Degeneres brasileira” implica diretamente em ter que se assemelhar a artista estadunidense. Assim, Xuxa será vista (provavelmente) com um figurino mais masculinizado (Ellen é homossexual assumida e veste-se dessa maneira) e as indefectíveis gravatas, outra marca da loira da terra de Obama. O cenário também será tão grande e espaçado quanto o da inspiração, bem como o azul será a cor predominante de tudo que estiver relacionado ao programa – também porque essa é a cor preferida de Xuxa.


Logotipo do programa "Xuxa Meneghel": tudo azul
Foto: Divulgação/Record

 As críticas rodeiam no sentido de que a Record esteja fazendo de Xuxa uma cópia de Ellen, sem necessidade. Afinal, semelhança é uma coisa e cópia é outra. De fato, para quem tem mais de 30 anos de carreira, com sucesso por onde passou (Xuxa apresentou o “Clube da Criança” na extinta Rede Manchete, além da Globo), ficar presa à imagem e semelhança de outra artista será estranho e, talvez, retire um pouco da espontaneidade e originalidade de Meneghel na TV. Mas, é justamente essas qualidades que também jogam ao lado de Xuxa e pode afastar esses temores.

Xuxa com terno e gravata: figurino que usará na TV
Foto: Wallace Barbosa/AgNews

Para quem acha que “já se foi o tempo de Xuxa na TV”, é melhor esperar para depois falar. Não se pode descartar e nem duvidar de quem já contribuiu – e continua contribuindo – para a infância e a vida de muitas pessoas (através da Fundação Xuxa Meneghel e outras ações de mobilização nacional em prol de crianças e adolescentes vítimas de abusos e maus tratos), geração após geração. Afinal, seja como for, quem é Rainha nunca perde a Majestade.