quinta-feira, 24 de março de 2016

Elizabeth Haymes e a exaltação da mulher.


24/03/16   -    Coluna: Litera Manifesto    Autor: Alex Gilson

Adicionar legenda
Elizabeth Hayme é uma escritora britânica de ficção criminal, nasceu em Seaford, East Sussex. Estudou Inglês, Alemão e história da Arte na Universidade de Leicester. Sua escrita foi inspirada, em partes, pelo seu trabalho como analista de inteligência da policia de Kent.  

Seu primeiro livro publicado foi Into the darkness, (no Brasil, lançado pela Intrínseca como No escuro), o segundo foi Revenge of The Tide (Também lançado pela Intrínseca como A Vingança da Maré).

Os dois livros de Elizabeth tem um ponto em comum: A mulher. Em “No escuro” nos é apresentada uma personagem que vive um Transtorno Obsessivo Compulsivo e síndrome do pânico, devido um relacionamento abusivo, onde ela vai aos tribunais para ver seu agressor preso e sua luta para vencer suas limitações. Já A Vingança da Maré, nos é apresentada Genevieve, uma personagem puramente feminista, ponto forte das obras de Haymes.

O feminismo nas obras de Haymes é algo libertador para quem ler, em seus livros, suas personagens tem o direito de transar com quem quiser, sem juízo de valor. Podem ter vidas duplas, vestirem-se do modo como elas assim quiserem e tantos outros pontos que como o feminismo nos mostra são a igualdade entre homens e mulheres.

Outro ponto forte e gostoso nos livros de Haymes é o dinamismo de sua escrita que faz você querer devorar cada página, ela é bem contundente com a realidade e as tensões ocorridas nos livros são realmente humanizadas, reais.  Você imagina que realmente aquele fato está acontecendo.


Confira mais informações aqui
Alguns esclarecimentos esclarecimentos sobre o feminismo, aqui

Imagem: Chelsey LeBlanc